Augustin Simon Irailh

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Augustin Simon Irailh
Nascimento 16 de junho de 1717
Le Puy-en-Velay
Morte 1794
Cidadania França
Ocupação historiador, padre
Religião catolicismo

Augustin Simon Irailh (Puy-en-Velay, 16 de junho de 1717Saint-Vincent-du-Pendit, 1794) foi um clérigo e historiador francês.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Ele foi cônego de Monistrol no Haute-Loire, depois pároco de Saint-Vincent-du-Pendit no Lot. Tornou-se conhecido por suas Querelas Literárias, publicadas em 1761, e também foi o autor de uma História da Reunião da Bretanha com a França, publicada em 1764.

Querelas literárias contém principalmente anedotas, às vezes saborosas e às vezes apócrifas, sobre disputas de todos os tipos que agitam o mundo dos estudiosos. Irailh distingue três tipos: brigas entre autores, brigas sobre assuntos importantes e brigas entre instituições ou entre uma instituição e um autor. Entre esses grandes temas está, por exemplo, a defesa do gênero romanesco (ver análise no artigo Reflexões sobre o romance no século XVIII ). É na terceira categoria que encontramos a primeira menção à famosa anedota do julgamento de Galileu onde ele afirma sobre a Terra: "Eppur so muove" ("E ainda se move").

Gustave Vapereau observa que é uma "obra interessante e bem escrita atribuída a Raynal, depois a Voltaire".[1] Menos entusiasmado, o Barão Grimm escreve: “Lê-se com bastante prazer, escrito que se pode tomar o que degrada as letras e o espírito humano de forma humilhante. Isso é olhar a natureza humana pelo lado feio, infelizmente tão verdadeiro e talvez mais comum do que o belo".[2]

Publicações[editar | editar código-fonte]

  • Querelas literárias, ou Memórias para servir a história das revoluções da República das Letras, de Homero até os dias atuais, 4 volumes em 2 volumes, 1761. Reedição : Reimpressões de Slatkine, Genebra, 1967. Texto na linha 1 2 3 4 . extrato online : “ Enciclopedistas e Anti-Enciclopedistas » .
  • História do reencontro da Bretanha com a França, onde encontramos anedotas sobre a princesa Ana, filha de Francisco II, 2 volumes, 1764. Reedição : Morvran, Huelgoat, 1976.

Notas e referências[editar | editar código-fonte]

  1. Gustave Vapereau, Dictionnaire universel des littératures, Hachette, 1876, p. 1072.
  2. Friedrich Melchior Grimm, Correspondance littéraire, philosophique et critique, Predefinição:1er décembre 1761, Garnier, vol. IV, 1877, p. 492.