Saltar para o conteúdo

Aydano Roriz: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Revertida por adição de informação sem fontes a uma biografia (Huggle)
Linha 1: Linha 1:
'''Aydano Roriz''' ([[Juazeiro (Bahia)|Juazeiro]], [[6 de junho]] de [[1949]] é um [[Editora|editor]] e [[escritor]] [[brasil]]eiro.)
{{parcial}}
{{Reciclagem|data=Fevereiro de 2008}}
{{wikificar|data=Novembro de 2008}}


== Biografia ==
'''Aydano Roriz''' ([[Juazeiro (Bahia)|Juazeiro]], [[6 de junho]] de [[1949]] é um [[Editora|editor]] e [[escritor]] [[brasil]]eiro.
Aos 18 anos, seu primeiro emprego foi na Mangal S/A, a usina algodoeira do pai. Na década de 70, ainda durante a faculdade de economia, montou seu primeiro negócio, uma danceteria em Salvador. Abandou a livre iniciativa e fez carreira na [http://www.editoraabril.com.br Editora Abril], chegando a diretor das revistas Playboy, Quatro Rodas, Cláudia, Nova e Capricho. Saiu da Abril para fundar a [http://www.europanet.com.br Editora Europa] em 1986. <br />


Filho de Lamartine de Sá Roriz e de Avelice Simões Freitas Roriz, estudou [[Ciências Econômicas]] e [[Administração de Empresas]]. No livro ''[[Aprendi com meu pai]]'', idealizado e editado pelo jornalista Luís Colombini, Aydano e outras 53 personalidades contam a maior lição que receberam de seus pais.


Como escritor, seu livro de estreia foi “Os Diamantes Não São Eternos”, um trabalho de 12 anos. Publicado pela primeira vez no Brasil em 1998, foi lançado no ano seguinte nos Estados Unidos com o título “Diamonds are Forgiving”. Na sequencia, publicou outros livros: O Desejado (2002), O Fundador (2003), O Livro dos Hereges (2004), Van Dorth (2006), Nova Lusitânia (2007) e A Guerra dos Hereges (2010).<br />
== Antecedentes ==
No Dicionário das Famílias Brasileiras, está escrito: “RORIZ – Antiga família de origem portuguesa estabelecida em [[Minas Gerais]], para onde foi o sargento-mor Antonio Ferreira Roriz, natural de [Igreja de São Pedro de Roriz|São Pedro de Roriz], Minho, Portugal. Deixou geração do seu casamento com Vicência Moreira de Castilho, natural de Taubaté - SP. Entre os descendentes do casal, registra-se a filha, Maria Ferreira Roriz, natural da Freguesia de Santo Antônio da Ribeira, Santa Bárbara do Caetés, Bispado de Mariana - MG, de quem descendem alguns Gomes de Abreu (v.n.), de Minas Gerais, por seu casamento com o Capitão Antonio Gomes de Abreu. De todo modo, a "lenda familiar" conta que vieram de Roriz, em Portugal, três irmãos. Um radicou-se no [[Ceará]]; outro na fronteira entre Minas e Goiás; e o terceiro em Belém do São Francisco, [[Pernambuco]], fronteira com a Bahia. Este último é o ramo da família ao qual pertence o Aydano.


Aydano Roriz escreve seus livros de seu apartamento no Funchal, na Ilha da Madeira.<br />
== Vida profissional ==
Aydano Roriz começou a trabalhar aos dezoito anos de idade, em Salvador, Bahia, na companhia algodoeira do pai. Em 1971, aos 22, saiu da empresa familiar para montar um negócio próprio: uma danceteria da orla marítima de Salvador, chamada “Buatropi”. Em 1973, cansado da vida noturna e pretendendo casar-se, fechou a danceteria e foi procurar emprego. Acabou ingressando na filial da Abril Cultural em Salvador, como analista de crédito. Um ano depois era gerente da filial da Abril em Recife. Em 1976 foi transferido para São Paulo, como gerente de todas as filias da Abril Cultural. Em 1978 voltou a ser transferido, dessa feita para a sede da Editora Abril, onde iniciou como Gerente Administrativo e, mais tarde, fez carreira de publisher, tendo dirigido, entre outras, as revistas: Playboy, Quatro Rodas, Nova, Cláudia e Capricho.


== O editor ==
== Obras do Autor ==
Os Diamantes não são Eternos (1998 – Brasil; 1999 – EUA; 2008 – Portugal)<br />
Em 1986 pediu demissão da Abril e fundou a Editora Europa. Durante os primeiros sete anos conseguiu manter apenas uma publicação: a Revista Natureza. Só em 1995, com o lançamento da Revista do CD-ROM – a pioneira no Brasil a distribuir gratuitamente programas de computador em CDs-ROM – a Editora Europa deslanchou e chegou às 214 edições publicadas em 2006, aí incluídas 16 revistas mensais.


O Desejado (2002 - Brasil; 2003 – Portugal)<br />
== O autor ==
Leitor compulsivo dos clássicos da literatura e, numa outra fase, de romances históricos, Aydano Roriz acabou se interessando por escrever romances históricos focados no Brasil e, consequentemente, também em Portugal, Espanha e Holanda, países intimamente ligados à História brasileira dos primeiros séculos. O background acumulado com a leitura dos grandes clássicos, aliado aos muitos anos de vivência na área jornalística, decerto contribuiu para o estilo peculiar que desenvolveu.


O Fundador (2003 – Brasil; 2004 – Portugal)<br />
Em 1998 lançou o seu primeiro livro: “Os Diamantes Não São Eternos”, ambientado no período entre a Libertação dos Escravos e a Proclamação da República no Brasil. Vertido para o inglês, este romance foi lançado em 1999 nos Estados Unidos com o título “Diamonds are Forgiving”.


O Livro dos Hereges (2004 – Brasil; 2006 – Portugal)<br />
Em 2002 Aydano Roriz lançou no Brasil “O Desejado – A Fascinante História de Dom Sebastião” – um rei português que, mesmo tendo morrido aos 24 anos numa cruzada contra os muçulmanos do Marrocos, virou mito e acabou empurrando Portugal para um longo período de decadência. Em 2003, os direitos deste livro foram adquiridos pela Editora Pergaminho, de Portugal, que lá o publicou no 1º semestre de 2004, rendendo duas edições.


Van Dorth (2006 – Brasil; 2007 – Portugal)<br />
Em 2003 Aydano Roriz lançou no Brasil “O Fundador – A Fascinante História do Primeiro Governador do Brasil”. Os direitos para Portugal foram adquiridos pela Editora F. Navalha, que o lançou no 1º semestre de 2004, rendendo três edições.


Nova Lusitânia (2007 – Portugal; 2008 – Brasil)<br />
Lançou no Brasil em 2004 “O Livro dos Hereges”, que trata da 1ª fase da Invasão Holandesa à Bahia, por intermédio da WIC – Companhia das Índias Ocidentais. Um tema pouco conhecido e até subestimado por muitos historiadores. Os direitos para Portugal foram adquiridos pela Editora F. Navalha, que o lançou no 1º semestre de 2006.


A Guerra dos Hereges (2010 – Brasil)<br />
“Van Dorth”, a continuação de “O Livro dos Hereges”, foi lançado no Brasil em 5 de outubro de 2006. Os direitos para Portugal foram igualmente adquiridos pela Editora F. Navalha, que o lançou em Portugal com o título "O Livro dos Hereges - A Reconquista do Brasil", em janeiro de 2007. Espécie de parênteses na série "O Livro dos Hereges", "Nova Lusitânia" é o mais novo romance histórico de Aydano Roriz, lançado primeiramente em Portugal.


== Ação social ==
== Referências ==
1 - "Em Revista", edição 10, setembro de 2005, publicada pela [http://www.aner.org.br ANER] - Associação Nacional dos Editores de Revistas
Em [[1998]], por influência da esposa, a [[Psicologia|psicóloga]] Tânia Marília Ribeiro Roriz, o casal fez um gesto de retribuição à sociedade, sob a forma de ação social. Para tanto, criaram o Instituto Tânia & Aydano Roriz, uma instituição filantrópica que tem por objetivo fomentar o progresso das comunidades, por intermédio do aperfeiçoamento cultural de cada indivíduo. Desde então, na histórica cidade da Barra, na Bahia, onde viveram os avós maternos da Tânia e do Aydano, já construíram e mantêm:
[http://www.araujo.eti.br/ancestral.asp?numPessoa=30545&dir=genxdir/ 2 - Genealogia Pernambucana, Magno José de Sá Araújo]

'''1. Centro Cultural Avelino Freitas''' – inaugurado em fevereiro de 1999, conta com Biblioteca, Videoteca, Central Multimídia com seis computadores de uso público, Salão de Exposições e Auditório-Cinema. Em 2005, o Centro Cultural Avelino Freitas foi agraciado com o Prêmio InfoExame de Inclusão Digital. Neste mesmo ano, tiveram acesso gratuito aos serviços do Centro Cultural o seguinte número de pessoas. Biblioteca: 10.106; Videoteca: 1.386; Central Multimídia: 1.864; Salão de Exposições: 137; Cinema: 1.884.

'''2. Barra Lazer Hotel-Escola ''' – inaugurado em janeiro de 2001, trata-se de um mini-resort com 21 apartamentos, à beira-rio, considerado um dos melhores hotéis do Vale do Rio São Francisco. Foi construído com dois objetivos: atrair o ecoturismo para a região e formar mão-de-obra especializada para os grandes complexos hoteleiros do Nordeste.

'''3. Escola de Arte Escultural Gerárd ''' – inaugurada em outubro de 2003, tem por objetivo a perpetuação e ensinamento da arte de esculpir o barro do mestre Gerárd, o maior “santeiro” da região.

'''4. CEPROL''' – Doação de um terreno de 2 milhões de metros quadrados, onde o Ministério da Educação, com verba do Banco Mundial, iniciou em 2001 a construção do CEPROL – Centro de Educação Profissional Lamartine Roriz; um conjunto de escolas técnicas para 1.600 alunos. No início de 2003, as obras foram paralisadas pelo novo Governo Federal. Em outubro de 2005, os recursos não aplicados foram devolvidos ao Banco Mundial. Só em 2007 as obras foram retomadas.

O trabalho de Ação Social do Instituto Tânia & Aydano Roriz foi reconhecido pela [[UNESCO]] – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, que chancelou o instituto em [[17 de junho]] de [[2002]].

{{semiw}}


[[Categoria:Romancistas do Brasil]]
[[Categoria:Romancistas do Brasil]]

Revisão das 21h49min de 11 de agosto de 2010

Aydano Roriz (Juazeiro, 6 de junho de 1949 é um editor e escritor brasileiro.)

Biografia

Aos 18 anos, seu primeiro emprego foi na Mangal S/A, a usina algodoeira do pai. Na década de 70, ainda durante a faculdade de economia, montou seu primeiro negócio, uma danceteria em Salvador. Abandou a livre iniciativa e fez carreira na Editora Abril, chegando a diretor das revistas Playboy, Quatro Rodas, Cláudia, Nova e Capricho. Saiu da Abril para fundar a Editora Europa em 1986.


Como escritor, seu livro de estreia foi “Os Diamantes Não São Eternos”, um trabalho de 12 anos. Publicado pela primeira vez no Brasil em 1998, foi lançado no ano seguinte nos Estados Unidos com o título “Diamonds are Forgiving”. Na sequencia, publicou outros livros: O Desejado (2002), O Fundador (2003), O Livro dos Hereges (2004), Van Dorth (2006), Nova Lusitânia (2007) e A Guerra dos Hereges (2010).


Aydano Roriz escreve seus livros de seu apartamento no Funchal, na Ilha da Madeira.

Obras do Autor

Os Diamantes não são Eternos (1998 – Brasil; 1999 – EUA; 2008 – Portugal)

O Desejado (2002 - Brasil; 2003 – Portugal)

O Fundador (2003 – Brasil; 2004 – Portugal)

O Livro dos Hereges (2004 – Brasil; 2006 – Portugal)

Van Dorth (2006 – Brasil; 2007 – Portugal)

Nova Lusitânia (2007 – Portugal; 2008 – Brasil)

A Guerra dos Hereges (2010 – Brasil)

Referências

1 - "Em Revista", edição 10, setembro de 2005, publicada pela ANER - Associação Nacional dos Editores de Revistas 2 - Genealogia Pernambucana, Magno José de Sá Araújo