Saltar para o conteúdo

Açougue

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Este artigo é sobre o estabelecimento comercial. Para o local de abate de animais, veja Abatedouro.
Açougue medieval

Açougue[a], talho(português europeu) ou, no Brasil, corte ou carniçaria, é um estabelecimento comercial que vende carne verde, isto é, fresca, não salgada.[1]

O lugar onde se procede à matança dos animais, que posteriormente se enviam para os açougues, onde serão cortados, ou talhados, em partes comercializáveis, são os abatedouros (termo mais usado no Brasil) ou matadouros (em Portugal).

"Açougue", segundo o Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa de José Pedro Machado, vem do árabe (as-suq), que quer dizer "mercado" ou "feira". O primeiro registo na língua portuguesa data de 1254, na forma azougue, evoluindo depois (1269) para aaçougue e, pouco tempo depois, para o atual "açougue". Quando os portugueses tornaram a contactar com os mouros no Norte de África, no século XV, tornaram a introduzir a palavra árabe suq no léxico da língua portuguesa, agora como soco (mercado de cidades árabes).

Notas

  1. O termo açougue é usado sobretudo no Brasil, tendo caído em desuso em Portugal.

Referências

  1. Ferreira, A. B. H. Novo dicionário da língua portuguesa. 2.ª edição. Rio de Janeiro. Nova Fronteira. 1986. p. 37.
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Açougues
Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.