Baía Lituya

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Baía de Lituya)
Ir para: navegação, pesquisa
Os danos causados pelo megatsunami da Baía de Lituya em 1958 podem ser vistos nesta fotografia aérea oblíqua da Baía de Lituya, no Alasca, com as áreas mais claras na costa onde as árvores foram arrancadas.

A Baía Lituya (em Tlingit, Ltu.aa,[1] que significa "Lago de Dentro") é um fiorde situado na costa da região sudeste do estado do Alasca, Estados Unidos. Tem 14,5 km de comprimento e 3,2 km de largura em seu ponto mais largo. A baía foi descoberta em 1786 por Jean-François de La Pérouse, que a nomeou como Port des Français. Vinte e um de seus homens morreram na corrente de maré na baía. Tornou-se famosa mundialmente pelo megatsunami de 1958, quer formou um megatsunami de 524 metros.[2]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Teben'kov, M.D.; Translated by R.A. Pierce (1981) [1852], Atlas of the Northwest Coasts of America: From Bering Strait to Cape Corrientes and the Aleutian Islands with Several Sheets on the Northeast Coast of Asia, ISBN 0-919642-55-1, Kingston, Ontario: Limestone Press, p. 27 . Spelled L'tua in translation of Tebenkov's log.
  2. http://www.drgeorgepc.com/Tsunami1958LituyaB.html
Ícone de esboço Este artigo sobre geografia dos Estados Unidos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.