Baixo Alberti

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Baixo Alberti é um tipo de acompanhamento musical muito usado na música do Período Clássico, e algumas vezes do romântico também. O Estilo foi dado pelo nome de Domenico Alberti (1710-1740), que o usava extensivamente, embora ele não tenha sido o primeiro músicista a usar deste estilo.[1]

Basso Alberti é um tipo de acorde "quebrado", ou de acompanhamento arpegiado, no qual as notas do acorde são apresentadas uma por vez, da mais baixa à mais alta, à do meio e de volta à mais alta novamente (as notas do acordes da mão esquerda no piano aparecem: baixo, alto, médio, alto). Em geral na mão esquerda do piano, especialmente nas peças para piano de Wolfgang Amadeus Mozart. Contudo, o estilo também é encontrado para outros instrumentos. Por exemplo: Bela Bartók usa no fim do seu Quarteto de Cordas Nº 5.
Um bom exemplo de Baixo Alberti se encontra no início da Sonata K545 para Piano de Mozart.
Mozart k545 opening.png

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Randel, Don Michael (ed). "Diccionario Harvard de Música". Versión Espagnola de Luis Carlos Gago. alianza Editorial. Pg. 34. Título original: "The New Harvard Dictionary of Music", Harvard University Press, Cambridge, Massachusetts, 1986, Madrid, 1997.
Portal A Wikipédia possui o
Portal da Música Erudita