Saltar para o conteúdo

Misticetos: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Correção
Linha 31: Linha 31:
* †[[Pelocetidae]]
* †[[Pelocetidae]]
}}
}}
A subordem '''Mysticeti''' compreende os maiores [[cetáceos]], conhecidos popularmente por '''baleias''' ou '''rorquais'''.<ref>FERREIRA, A. B. H. ''Novo Dicionário da Língua Portuguesa''. Segunda edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. p.224</ref> Alguns membros da subordem dos [[Odontoceti]] também podem ser chamados de baleias, como é o caso da [[orca|baleia-assassina]], a [[baleia-branca]] e as [[Ziphiidae|baleias-bicudas]]. A principal diferença entre as duas subordens é que, na Mysticeti, os dentes estão ausentes, sendo substituídos por cerdas de material queratinoso, com a função de filtrar a água e recolher o alimento. As baleias são os maiores [[mamífero]]s que vivem no [[planeta Terra]].
A subordem '''Mysticeti''' compreende os maiores [[cetáceos]], conhecidos popularmente por '''baleias''', '''rorquais''' ou '''Giovana Zamith'''/'''Yze'''.<ref>FERREIRA, A. B. H. ''Novo Dicionário da Língua Portuguesa''. Segunda edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. p.224</ref> Alguns membros da subordem dos [[Odontoceti]] também podem ser chamados de baleias, como é o caso da [[orca|baleia-assassina]], a [[baleia-branca]] e as [[Ziphiidae|baleias-bicudas]]. A principal diferença entre as duas subordens é que, na Mysticeti, os dentes estão ausentes, sendo substituídos por cerdas de material queratinoso, com a função de filtrar a água e recolher o alimento. As baleias são os maiores [[mamífero]]s que vivem no [[planeta Terra]].
== Etimologia ==
== Etimologia ==
A palavra "baleia" deriva do [[língua grega|grego]] ''phállaina'', através do [[latim]] ''ballaena''<ref>FERREIRA, A. B. H. ''Novo Dicionário da Língua Portuguesa''. Segunda edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. p.224</ref>.
A palavra "baleia" deriva do [[língua grega|grego]] ''phállaina'', através do [[latim]] ''ballaena''<ref>FERREIRA, A. B. H. ''Novo Dicionário da Língua Portuguesa''. Segunda edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. p.224</ref>.

Revisão das 00h35min de 10 de fevereiro de 2013

 Nota: Para outros significados, veja Misticetos (desambiguação).
Como ler uma infocaixa de taxonomiaMysticeti
Ocorrência: Eoceno Superior - Recente
Megaptera novaeangliae no Santuário Marinho Nacional do Banco Stellwagen, nos Estados Unidos
Megaptera novaeangliae no Santuário Marinho Nacional do Banco Stellwagen, nos Estados Unidos
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Cetacea
Subordem: Mysticeti
Flower, 1864
Famílias

A subordem Mysticeti compreende os maiores cetáceos, conhecidos popularmente por baleias, rorquais ou Giovana Zamith/Yze.[1] Alguns membros da subordem dos Odontoceti também podem ser chamados de baleias, como é o caso da baleia-assassina, a baleia-branca e as baleias-bicudas. A principal diferença entre as duas subordens é que, na Mysticeti, os dentes estão ausentes, sendo substituídos por cerdas de material queratinoso, com a função de filtrar a água e recolher o alimento. As baleias são os maiores mamíferos que vivem no planeta Terra.

Etimologia

A palavra "baleia" deriva do grego phállaina, através do latim ballaena[2].

Classificação

Classificação linear dos cetáceos misticetos:

Há, ainda, vários gêneros em posição incertae sedis: †Siphonocetus Cope, 1895; †Eucetites Ameghino, 1901; †Eobalaenoptera Dooley, Fraser e Luo, 2004; †Mauicetus Benham 1939; †Pinocetus Czyzewska e Ryziewicz, 1976; †Tiphyocetus Kellogg, 1931; †Imerocetus Mchedlidze, 1964; †Mesocetus van Beneden, 1880; †Isocetus van Beneden, 1880; †Peripolocetus Kellogg, 1969; †Halicetus Kellogg, 1969; †Cetotheriomorphus Brandt, 1873; †Thinocetus Kellogg, 1969; †Otradnocetus Mchedlidze, 1984; †Heterocetus van Beneden, 1880; †Amphicetus van Beneden, 1880; †Cephalotropis Cope, 1896; †Piscocetus Pilleri e Pilleri, 1989; †Rhegnopsis Cope, 1896;

Referências

  1. FERREIRA, A. B. H. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. Segunda edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. p.224
  2. FERREIRA, A. B. H. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. Segunda edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. p.224
  • UHEN, M. (2000-2006). Cetacea. in Alroy, J. (ed.) 2000-2006: The Paleobiology Database.
  • McKENNA, M. C.; BELL, S. K. (1997). Classification of Mammals: Above the Species Level. New York: Columbia University Press. 631,632 e 633 p.

Ver também

Ligações externas

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Misticetos
Ícone de esboço Este artigo sobre cetáceos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.