Saltar para o conteúdo

Barman: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
bot: revertidas edições de 201.47.12.102 ( modificação suspeita : -59), para a edição 24499426 de 189.115.29.246
branqueio de página
Etiqueta: Remoção considerável de conteúdo
Linha 1: Linha 1:
{{Reciclagem|data=Fevereiro de 2008}}
{{semimagem}}
[[File:1897 Saloon Blackhawk.jpg|thumb|280px|[[1897]]]]
'''Barman''' é uma palavra inglesa, quer dizer '''homem do bar''', e se refere ao profissional que trabalha em estabelecimentos servindo [[bebida alcoólica|bebidas alcoólicas]] aos seus clientes, mais freqüentemente em [[bar]]es. Não há registros da origem desta função, mas acredita-se que deva ser uma profissão muito antiga e que remonte ao tempo das [[taverna]]s. Em [[1950]] foi criada a International Bartenders Association (IBA), que estabelece normas de conduta à categoria.

==História recente==
Nos anos [[década de 1930|30]], a população [[EUA|norte-americana]] sofria os efeitos da [[crise de 1929|crise econômica de 1929]] dentre eles, o desemprego. Com a auto-estima afetada, a população abusava de [[medicamento]]s e do [[álcool]], o que elevou a taxa de [[suicídio]]s e trouxe sérios problemas à [[saúde pública]]. Com isso, o governo norte-americano implantou uma medida intitulada "[[Lei Seca]]" que proibia a produção, o [[comércio]], e por fim, o consumo de toda e qualquer [[bebida alcoólica]] dentro do país. Essa medida tornou-se uma lei.

Contudo, o consumo de álcool não cessou. O negócio das bebidas ilegais foi parar nas mãos da [[Máfia]] que [[contrabando|contrabandeava]] e comercializava a mercadoria ilegal utilizando-se de sua forte imponência social, poder de [[arma de fogo|fogo]], privilégios políticos e por meio de [[corrupção]] policial.

Nessa época, os [[bar]]es ilegais eram montados em porões secretos e barrados por portas de aço. Nesses locais, conhecidos como "''speak case''" ("falem baixo"), a bebida era vendida livremente. Um homem de confiança da Máfia era o homem do bar, reponsável pelas preciosas bebidas e também pelo [[sigilo]] e segurança econômica do bar.

Além de toda responsabilidade organizacional, o ''barman'' era um jogador, dissimulado, elegante e discreto, além de precisar de [[raciocínio]] rápido e criatividade. Conta-se que em certa [[batida policial]] a um desses porões, o ''barman'', antecipando-se à chegada dos oficiais, adicionou uma porção de [[suco de laranja]] aos copos de [[vodka]] que estavam sendo servidos naquela noite. Uma vez que lhe perguntam do que se tratava a bebida de cor amarela ele responde convictamente: suco de laranja!

Ele não só salvava seu bar, mas também dava origem ao que hoje conhecemos como [[coquetel]]aria. Hoje, o barman é um [[alquimista]] moderno.

===O Barman Clássico===
Ele conhece a origem das bebidas, sua composição, suas propriedades, sua história, suas características, seus efeitos no organismo e seu infinito potencial [[gastronomia|gastronômico]]. Sabe como preparar os diversos [[coquetel|coquetéis]] internacionais e criar suas próprias receitas, bem como decorá-las e oferecê-las. São geralmente profissionais com mais tempo no segmento (Humberto Mariucci/SC) e lideram a brigada operacional do bar. Trabalham em [[traje social|trajes sociais]], e freqüentemente falam mais de um idioma, o que os favorece em uma carreira internacional, por também se adequarem aos formatos de restaurantes de alta gastronomia, hotéis internacionais, "[[pub]]s", "[[piano bar]]'s" e navios de [[cruzeiro]].

===O Barman Contemporâneo (Mixóĺogo ou Mixologista)===
Esse profissional dispõe de todos os conhecimentos do Barman clássico descritos acima, entretanto, conhece muito bem o estilo de trabalho ´´free-style´´ pois, geralmente ele começa na profissão como barback ou bartender.
O que o torna diferenciado é o seu conhecimento mais aprofundado de todas as bebidas que estão no mercado nos dias de hoje. Ele utiliza dos seus conhecimentos para criar novos aromas, sabores e consistências. Harmoniza com requinte e ciência ingredientes inusitados, antes impensáveis na coquetelaria. No Brasil temos bons profissionais desse segmento como''' Marco De la Roche''' "Mixologia Clássica" e '''Aldonei Souza ´´Ado`` ''' (''Cocktail Bartenders/RS'') e "Ventura" Equipe Ventura Bartender(RJ)e o Mestre Humberto Mariucci(BartenderSC).
Além desses, existem barmans contemporâneos por todo o Brasil, destacamos os estados de RJ, MG,SC e PR.
São geralmente contratados de empresas fabricantes de bebidas para elaborar novos flavors , criar novas tendências de consumo, divulgar a marca e ministrar cursos.
Vestem-se de maneira elegante e costumam ser contratos para eventos elitizados. Não necessitam do uso de danças, alegorias e trajes insinuantes para desenvolver sua profissão.

===O Bartender Free Style===
Geralmente agregar habilidades à essa imagem. Hoje em dia, os bartenders treinam [[malabarismo]], [[pirofagia]], [[acrobacia]], e [[mágica]]. Dentre essas habilidades, o malabarismo com as garrafas, ou ''flair'', atinge grande popularidade e já existem diversos torneios ao redor do mundo que premiam os melhores desempenhos.

Hoje em dia além do Flair, muitos tem extenso conhecimento em coquetelaria(não sendo um regra), bem como servir de forma dinâmica as bebidas de domínio público jovem como as vodkas ''ice'' e os energéticos. Vestem-se de forma a agradar ou impressionar o público alvo da casa, usando [[boina]]s, [[bandana]]s, faixas, pulseiras, ''[[piercing]]s'' e penteados modernos. Trabalham geralmente em [[boate]]s, baladas, shows, casas noturnas e eventos em geral.

=={{Ligações externas}}==
{{commonscat|Bartenders}}
{{esboço-profissão}}

[[Categoria:Profissões]]

[[ca:Barman]]
[[cs:Barman]]
[[da:Bartender]]
[[de:Barkeeper]]
[[en:Bartender]]
[[es:Barman]]
[[fi:Baarimestari]]
[[fr:Employé de bar]]
[[he:מוזג]]
[[it:Barman]]
[[ja:バーテンダー]]
[[ko:바텐더]]
[[no:Bartender]]
[[pl:Barman]]
[[ru:Бармен]]
[[scn:Tavirnaru]]
[[sk:Barman]]
[[sv:Bartender]]
[[tr:Barmen]]
[[vi:Pha chế rượu]]

Revisão das 23h13min de 16 de abril de 2011