Barragem de Gouvães

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Barragem de Gouvães
Localização
Município Vila Pouca de Aguiar, Vila Real
Bacia hidrográfica Douro
Rio Rio Torno (Tâmega)
Barragem de Gouvães está localizado em: Portugal Continental
Barragem de Gouvães
Localização em Portugal Continental
Dados gerais
Uso Reserva, Energia eléctrica,
Data de inauguração 2021
Características
Tipo Barragem de gravidade
Altura 30 m
Cota de coroamento 887.5 m
Dados da central
Unidades geradoras 4 x 220 MW
Dados da albufeira
Capacidade total 137 000 000 m3
Pleno armazenamento 885 m

A barragem de Gouvães é uma das três barragens do Sistema Eletroprodutor do Tâmega[1], situada no rio Torno (Tâmega), na região de Trás-os-Montes.

O complexo das barragens é considerado uma das maiores iniciativas da história de Portugal no setor da energia hidroelétrica, representando mais de 50% do objetivo do Programa Nacional de Barragens de Elevado Potencial Hidroelétrico, e um dos mais ambiciosos a nível europeu.

O Sistema Eletroprodutor do Tâmega, complexo formado por três barragens e três centrais hidroelétricas (Alto Tâmega, Daivões e Gouvães), vai produzir energia ‘verde’ suficiente para abastecer cerca de 400 mil famílias.

O contrato com o Governo, ganho em concurso público internacional, é de 70 anos.

A central de Gouvães será reversível, ou seja, permitirá o armazenamento de água da albufeira de Daivões (que abrange uma parcela de terreno em Cabeceiras de Basto) na albufeira de Gouvães, aproveitando os mais de 650 metros de diferença de altura.

O investimento total da obra é de 1.500 milhões de euros e pretende aumentar em 6% a potência instalada em Portugal..

De acordo com as especificidades do projeto, esta “gigabateria” vai evitar a importação de mais de 160 mil toneladas de petróleo por ano e a emissão de 1.2 milhões de toneladas de CO2, também a nível anual.

Direta e indiretamente, criou 13.500 empregos, durante a construção das barragens, desde 2014, privilegiando a contratação de empresas locais e nacionais[2].

Referências[editar | editar código-fonte]