Saltar para o conteúdo

Bartolomeo Cristofori: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Luckas-bot (discussão | contribs)
m r2.7.1) (Bot: Adicionando: id:Bartolomeo Cristofori
Linha 9: Linha 9:


[[Categoria:Inventores da Itália|Cristofori, Bartolomeo]]
[[Categoria:Inventores da Itália|Cristofori, Bartolomeo]]
VIDA

. Como um construtor de cravos e que desde criança adorava música, queria descobrir um jeito de conseguir maior dinâmica de sons, visto que o cravo não permitia diferenças de dinâmica (intensidade do som) devido ao seu mecanismo de toque.
No final do século XVIII o cravo ainda estava no seu apogeu. Com a possibilidade de se poder tocar em vários registros e com a extensão do teclado até às cinco oitavas,fez-se de tudo para que este instrumento fosse o mais completo possível. Só lhe faltava as nuances da fraco e forte tocando por exemplo na mesma tecla com mais ou menos intensidade. Mudou-se de Pádua para Florença (1690) a convite do príncipe Ferdinando para trabalhar como músico e fabricante de instrumentos musicais da corte. Assim ele tinha seu primeiro projeto feito (1698) e apresentou seu primeiro cravo modificado (1702), e seu primeiro piano nos moldes primitivos dos de hoje (1709). Ele o denominou gravicembalo col piano e forte, traduzindo cravo com piano e forte, passando então a ser chamado de pianoforte por possibilitar a execução de sons pianos (fracos) e sons fortes. Por este motivo na Itália, o piano é chamado pianoforte. Ainda hoje são conhecidos quatro e seus pianos originais fabricados nos anos seguintes (1710-1711). Mesmo depois da morte de Ferdinando (1713) ele continuou a serviço do Grão Duque,Cosimo III, até sua morte lá mesmo em Florença.



[[an:Bartolomeo Cristofori]]
[[an:Bartolomeo Cristofori]]

Revisão das 11h10min de 9 de novembro de 2011

Bartolomeo Cristofori, fotografia de retrato de 1726 cujo original foi perdido na Segunda Guerra Mundial.

Bartolomeo Cristofori di Francesco (Pádua, 4 de maio de 1655 - 27 de janeiro de 1731) foi um fabricante italiano de instrumentos musicais, tido geralmente como o inventor do piano.

Fonte

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

VIDA

. Como um construtor de cravos e que desde criança adorava música, queria descobrir um jeito de conseguir maior dinâmica de sons, visto que o cravo não permitia diferenças de dinâmica (intensidade do som) devido ao seu mecanismo de toque. No final do século XVIII o cravo ainda estava no seu apogeu. Com a possibilidade de se poder tocar em vários registros e com a extensão do teclado até às cinco oitavas,fez-se de tudo para que este instrumento fosse o mais completo possível. Só lhe faltava as nuances da fraco e forte tocando por exemplo na mesma tecla com mais ou menos intensidade. Mudou-se de Pádua para Florença (1690) a convite do príncipe Ferdinando para trabalhar como músico e fabricante de instrumentos musicais da corte. Assim ele tinha seu primeiro projeto feito (1698) e apresentou seu primeiro cravo modificado (1702), e seu primeiro piano nos moldes primitivos dos de hoje (1709). Ele o denominou gravicembalo col piano e forte, traduzindo cravo com piano e forte, passando então a ser chamado de pianoforte por possibilitar a execução de sons pianos (fracos) e sons fortes. Por este motivo na Itália, o piano é chamado pianoforte. Ainda hoje são conhecidos quatro e seus pianos originais fabricados nos anos seguintes (1710-1711). Mesmo depois da morte de Ferdinando (1713) ele continuou a serviço do Grão Duque,Cosimo III, até sua morte lá mesmo em Florença.