Bartolomeu Nunes Holtreman

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bartolomeu Nunes Holtreman
Nascimento 1725
Lisboa
Morte 1781
Lisboa
Cidadania Portugal
Parentesco Familia Holtreman
Ocupação Escrivão dos Órfãos da Repartição do termo da cidade de Lisboa e Grande Proprietário
Prêmios
  • Cavaleiro da Ordem de Cristo

Bartolomeu Nunes Holtreman(t) (Lisboa, 1725 - Lisboa, 1781), Cavaleiro da Ordem de Nosso Senhor Jesus Cristo, Escrivão dos Órfãos da Repartição do termo da cidade de Lisboa e grande proprietário.

Aspecto actual da Igreja da Quinta de Sant'Ana sita na Travessa de Santo André, Ameixoeira.

Família[editar | editar código-fonte]

Descendente da familia Holtreman, foi filho de Manuel Nunes de Azevedo Holtreman (1694) e de sua mulher Rosalina Maria da Silveira (1698). Era neto paterno de António Nunes Holtreman e de sua mulher Isabel Antunes, e neto materno de Manuel Correia e de sua mulher Francisca Leal da Silveira.

Por via paterna, foi ainda bisneto de Manuel Nunes Holtreman e de sua mulher Antónia Rodrigues e trineto de João Houltreman (ou Jean d'Oultreman) e de sua mulher Ana Antónia Nunes.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Foi Cavaleiro da Ordem de Nosso Senhor Jesus Cristo (Habilitação de 10 de Dezembro de 1754), foi Escrivão dos Órfãos da Repartição do termo da cidade de Lisboa e grande proprietário. Entre outras, foi proprietário da Quinta de Sant'Ana, na Ameixoeira, onde se encontram azulejos estilizados Rococó.[1]

Foi, também, testemunha do casamento de José Ribeiro da Costa, Escrivão dum dos Ofícios do Juízo dos Órfãos da Repartição do termo da cidade de Lisboa, e de Maria Joaquina Anacleta Lopes - seus familiares - e, consequentemente, padrinho de nascimento do filho de ambos, Manuel Ribeiro Holtreman, nascido em Lisboa (1760), Cavaleiro da Ordem de Santiago (1798) que adoptou o apelido de seu padrinho de baptismo.

Manuel Ribeiro Holtreman foi pai do advogado, Secretário do Governo Civil de Santarém e politico fundador do Partido Histórico, António Maria Ribeiro da Costa Holtreman e avô paterno do também advogado Alfredo Augusto das Neves Holtreman, Visconde de Alvalade, Fundador, Principal Benemérito, 1.º Presidente e Presidente-Honorário do Sporting Clube de Portugal.

Casamento e descendência[editar | editar código-fonte]

Casou em 1ªs núpcias com Catarina Maria da Silveira de quem não teve descendência e em 2ªs núpcias com Ana Rita Joaquina de Azevedo, de quem teve Manuel Carlos Xavier Holtreman, actor e autor, que foi herdeiro da Quinta de Sant'Ana, entre outras.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. SANTO, Eugénio do Espírito, Ameixoeira, um núcleo histórico, Lisboa, 1997.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]