Batalha de Carpi (1815)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Este artigo é sobre a Batalha de Carpi de 1815. Para a batalha do mesmo nome que ocorreu em 1701, veja Batalha de Carpi de 1701.
Batalha de Carpi
Guerra Austro-Napolitana
Data 10 de Abril de 1815
Local Carpi, Módena Itália
Desfecho Vitória das forças austríacas
Beligerantes
Império Austríaco Reino Napoleónico de Nápoles
Comandantes
General Frederick Bianchi General Guglielmo Pepe
Forças
2 500 5 000
Baixas
116 (mortos ou feridos) ~1 000 (mortos ou feridos)
612 capturados

A Batalha de Carpi de 1815 ocorreu na vila de Carpi, na região italiana de Módena, a 10 de Abril de 1815, entre uma brigada do Reino Napoleónico de Nápoles, comandados pelo General Guglielmo Pepe, e uma força austríaca sob a liderança de Frederick Bianchi. A batalha, que se insere no contexto da Guerra Austro-Napolitana, resultou numa vitória austríaca e na expulsão das forças napolitanas da vila de Carpi.[1]

Após a derrota de Murat, Rei de Nápoles, em Occhiobello no dia anterior, o avanço das tropas napolitanas no Norte de Itália fora travado nas margens do Rio Pó. Bianchi avançou então para o Ducado de Módena, com o intuito de expulsar as tropas napolitanas da área. Tendo recebido notícias da derrota de Occhiobello e vendo as forças austríacas a surgir simultâneamente de Norte e de Sul (o plano de Bianchi para impedir a retirada), o moral das tropas francesas desmoronou-se e a vitória austríaca foi total. Tanto assim, que Carpi foi para o comandante das forças napolitanas em Módena, Miguel Corascosa um alerta da fragilidade da sua posição. Os napolitanos retiraram então de Módena.

Referências

  1. Capt. Batty, An Historical Sketch of the Campaign of 1815, Londres (1820).