Batalha do Orontes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Batalha do Orontes
Guerras bizantino-árabes

Fronteira bizantino-árabe
Data 15 de setembro de 994
Local Rio Orontes, Síria
Desfecho Vitória fatímida
Beligerantes
Império Bizantino
Hamadânidas de Alepo
Califado Fatímida
Comandantes
Miguel Burtzes Manjutaquim
Forças
Desconhecidas Desconhecidas
Baixas
Desconhecidas Desconhecidas

A batalha do Orontes foi travada em 15 de setembro de 994 entre o exército bizantino e seus aliados hamadânidas sob Miguel Burtzes contra as forças do vizir fatímida de Damasco, o general turco Manjutaquim. A batalha concluiu-se como uma vitória fatímida.

Batalha e rescaldo[editar | editar código-fonte]

Nos anos 990, o Império Bizantino e o Califado Fatímida estava envolvidos em uma guerra na Síria, que também envolveu o Estado vassalo bizantino de Alepo, controlado pela dinastia hamadânida. Em 993/994, o governador fatímida de Damasco, o general Manjutaquim, sitiou Apameia e Burtzes, o duque de Antioquia, veio aliviá-la. Os exércitos encontraram-se através de dois vaus do rio Orontes próximo a cidade em 15 de setembro de 994.

Manjutaquim enviou suas forças para atacar os hamadânidas através de um dos vaus, enquanto estava imobilizando a força bizantina principal no outro. Seus homens conseguiram atravessar os hamadânidas, virar-se e atacar o exército bizantino pela retaguarda. Os bizantinos entraram em pânico e fugiram, perdendo cerca de 5 000 no processo. Essa derrota levou à intervenção direta do imperador bizantino Basílio II Bulgaróctono (r. 976–1025) e a demissão de Burtzes, que seria substituído em seu posto por Damião Dalasseno.

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Trombley, Frank (1994). «The Taktika of Nikephoros Ouranos and Military Encyclopaedism». In: Binkley, Peter. Pre-modern encyclopaedic texts: proceedings of the second COMERS Congress. Groninga: BRILL. pp. 269–270. ISBN 978-90-04-10830-1