BeAnywhere

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
BeAnywhere
Versão estável BASE 6.00.09 ()
Página oficial BeAnywhere

BeAnywhere é uma empresa Portuguesa que desenvolve soluções de Gestão, Monitorização, Acesso e Suporte Remoto para vários nichos do mercado de suporte técnico.[1] Possui Centro de processamento de dados, na Ásia, na Europa e nos Estados Unidos.[2] [3] Os principais concorrentes da BeAnywhere são a TeamViewer e a Logmein[4] . Fora de Portugal, o mercado onde o software de acesso remoto é mais procurado é o Brasileiro.

O facto de esta empresa se basear num sistema de Computação em nuvem confere-lhe a categoria de Software como serviço – do inglês Software as a service (SaaS). A computação em nuvem (ou Cloud Computing) permite a disponibilização dos serviços desde uma plataforma web, acessível em qualquer localização geográfica, requisitando apenas uma ligação à Internet. Isto cria um modelo de negócios característico da categoria de Software como serviço, onde é cobrado ao utilizador um montante pela utilização dos serviços (denominada “subscrição”), sem a necessidade de adquirir um novo pacote aquando do surgimento de actualizações do software.[5]

História[editar | editar código-fonte]

Previamente à criação da BeAnywhere, o CEO da empresa, Ruben Dias, fundou a Euro Carisma[6] , uma empresa de segurança informática que em cinco anos se transformou num dos maiores Country Partners da Panda Security, um vendedor de Antivírus.

  • 1996 - fundada a BeAnywhere, a única produtora de software de acesso remoto baseada em Portugal[7] ;
  • 2002 - Desenvolvimento do protocolo para uso interno, uma necessidade interna para o suporte técnico do Panda Security;
  • 2008 - Criação do conceito para a criação da versão corporate do BAPE (futuro BASE - BeAnywhere Support Express);
  • 2012 - Primeiros testes no mercado internacional com o BASE. Em Agosto atingiu 1 milhão de sessões;
  • 2013 - Desenvolvimento do BeAnywhere inSight;
  • 2014 - BeAnywhere Support Express atinge os 3 milhões de sessões. Abertura dos escritórios no Canadá;
  • 2015 - Lançamento comercial do BeAnywhere inSight[8] . BeAnywhere Support Express atinge os 6 milhões de sessões.

Produtos[editar | editar código-fonte]

BeAnywhere Support Express (com inSight Lite Edition)[editar | editar código-fonte]

O BeAnywhere Support Express [9] é uma solução avançada que permite aceder remotamente a computadores Microsoft® Windows® ou Apple® Mac® para efeitos de assistência técnica, monitorização, gestão e administração de sistemas. A sua tecnologia exclusiva peer-to-peer permite a prestação imediata de suporte remoto a pedido, a qualquer computador em qualquer localização geográfica, mesmo através de firewalls e configurações de rede complexas. Efectue de forma simples a gestão, a manutenção, a monitorização e o controlo de sistemas sem a presença de um utilizador local. Preste assistência a diversos clientes em simultâneo para aumentar a produtividade.

BeAnywhere inSight[editar | editar código-fonte]

O BeAnywhere inSight [10] representa a nova geração de Soluções Remotas de Gestão e Monitorização (RMM). O inSight assume-se como a ferramenta ideal de provedores de assistência informática e de departamentos de TI responsáveis pela manutenção de todo o tipo de redes corporativas. Descubra como é possível monitorizar e controlar exaustivamente a multiplicidade de dispositivos e tecnologias que compõem qualquer rede, incluindo infra-estruturas móveis e cenários Bring Your Own Device. A poderosa interface web HTML5 do BeAnywhere inSight assume uma abordagem WYSIWYG – acessível tanto a utilizadores experientes como iniciantes – assente num dos mais exclusivos e avançados protocolos KVM da indústria, tendo sido concebida de raiz sob os desígnios da total escalabilidade e da ausência de restrições de compatibilidade com terceiros. O inSight permite até uma utilização em regime white label ou o rebranding integral da interface desde o primeiro momento de utilização, ampliando a visibilidade do seu negócio e da sua capacidade de adaptação a diferentes projectos.

Principais Funcionalidades[editar | editar código-fonte]

Gestão Granular - Organize computadores em grupos e técnicos em departamentos para mais facilmente encaminhar pedidos de suporte e definir procedimentos de escalamento. Crie um número ilimitado de técnicos com diferentes perfis e permissões granulares até ao nível particular de cada computador.

Gravação de Sessões - Grave as sessões em vídeo, no formato Adobe® Flash®, para controlo de qualidade ou formação. Os vídeos são automaticamente alojados e disponibilizados pela BeAnywhere e podem ser divulgados de forma fácil e segura a outros técnicos ou aos clientes, como prova do trabalho executado.

Desktop Remoto – O BeAnywhere é compatível com múltiplas sessões de Terminal Service e com Fast User Switching, permitindo a execução de uma série de comandos relacionados com a interacção entre o utilizador local e o remoto (vários modos de ecrã, múltiplos monitores, partilha da área de transferência, redimensão automática da imagem remota, transferências bidireccionais de documentos, etc). Permite o suporte a computadores desatendidos, mediante a instalação de um “agente” no computador remoto.[11] [12]

BackOffice de Administração – Consiste numa área web desenhada para managers que permite a criação de técnicos, atribuição de departamentos e definição de permissões de acesso ao serviço. Adicionalmente, existem inúmeras opções relacionadas com aspectos administrativos, como relatórios de sessões, criação de inquéritos, APIs, personalização da consola, entre muitas outras.

Monitorização Remota – Informação em tempo real acerca das sessões a decorrer, da carga de trabalho dos técnicos e dos pedidos que não foram respondidos. Estão também disponíveis relatórios detalhados de cada sessão e ferramentas de business intelligence que ajudam os administradores a percepcionar o panorama completo.[13]

Automação Flexível – Renda-se a um fluxo de trabalho eficiente; descubra o poder da automatização de tarefas cruciais. Combine objectos do mesmo tipo, todos aplicados em simultâneo de forma permanente, pontual ou com um nível de recorrência granular. Utilize múltiplas línguas para correr scripts de acordo com a capacidade do dispositivo em causa. Decida-se por aplicar Políticas de Implementação, Filtros Dinâmicos ou outro tipo de opções, e faça-o em grupos ou em dispositivos individuais.

OutrasChat e VoIP durante sessões, Linha de Comandos, Informação do Sistema remoto, várias formas de início de sessão, Cartões de Chamadas, Gravação de Sessões, Execução de scripts, Gestão de Patches.

Segurança[editar | editar código-fonte]

Este software utiliza uma negociação de encriptação end-to-end – impede a intercepção da informação. Segundo o manual do produto: “As chaves de encriptação são geradas aleatoriamente entre Viewer e Applet ou Agente BASE a cada sessão. Como medidas de segurança adicionais, o cliente pode configurar uma Master Password (armazenada unicamente no Agente) ou optar por autenticação através da Conta do Windows, bem como requerer a autorização prévia do utilizador na máquina para iniciar uma sessão.”

A sessão remota está integrada num protocolo de comunicação proprietário, cuja segurança global é garantida através da utilização do algoritmo Rijndael (Advanced Encription Standard – AES) com cifra de 256bits. A troca de chaves, executada ao estabelecer sessão, é protegida por SSL baseado em AES-CBC com TLS v1.1, assim como todos os comandos que contenham imagem, comandos de teclado ou rato, e as transferências englobam uma assinatura digital.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. presente na CeBIT”, BeAnywhere, 16 de Março de 2015
  2. ‘’Semana Informática’’, Suporte remoto em qualquer PC e a partir de qualquer lugar, June 5, 2013
  3. ‘’Wikipedia’’, Remote Suport, 29 de Janeiro de 2014
  4. ‘’ Site Point’’, 10 Remote Desktop Access Apps for Enhanced Client Support, 29 de Janeiro de 2013
  5. B!T - As melhores soluções de TI passam por aqui’’, BeAnywhere lança nova plataforma inSight, 2 de Agosto de 2014
  6. "ComputerWorld", Pais do Amaral compra Euro Carisma, 8 de Fevereiro de 2008
  7. "BeAnywhere", About us,29 de Janeiro de 2014.
  8. "BeAnywhere", Lançamento inSight,29 de Julho de 2014.
  9. "BeAnywhere Review", BeAnywhere como alternativa a LogMeIn, 18 de Março de 2015
  10. "BeAnywhere inSight", MSP Comparison - BeAnywhere inSight, 2 de Fevereiro de 2015
  11. "Folha de Produto", 29 de Janeiro de 2014
  12. “Cnet Downloads” BeAnywhere Support Express, 29 de Janeiro de 2014
  13. World”, BeAnywhere Anuncia Nova Versão do Support Express, May 22, 2013