TeamViewer

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde novembro de 2013). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
TeamViewer
Versão estável 11.0.56083 (11 de Março de 2016)
Versão em teste [+/-]
Tamanho 8,19 MB
Página oficial https://www.teamviewer.com/pt/

O TeamViewer é um pacote de software proprietário para acesso remoto, compartilhamento de área de trabalho, conferência online e transferência de arquivos entre computadores. O programa opera dentro dos sistemas operacionais: Microsoft Windows, OS X[1] [2] , Linux,[3] , iOS[4] , Android[5] , Windows RT[6] e Windows Phone[7] . Também é possível aceder a uma máquina com Team Viewer via navegador web. Enquanto o foco principal da aplicação é o acesso remoto a computadores, também estão incluídos recursos de colaboração e de apresentação. O TeamViewer GmbG foi fundado em 2005 na cidade de Uhingen, Alemanha. É um parceiro unificado com a empresa de software GFI.[8]

Instalação[editar | editar código-fonte]

O TeamViewer deve ser instalado com um procedimento de instalação, no entanto a versão de ´Suporte Rápido´ roda sem instalação. Para conectar a outro computador, o TeamViewer precisa de estar a ser executado nas duas máquinas. Para instalar o TeamViewer o acesso de administrador é necessário, mas depois de instalado pode ser executado por qualquer usuário. Quando o TeamViewer é iniciado num computador gera um ID de parceiro e uma senha (senhas definidas pelo usuário também são suportadas). Para estabelecer uma conexão de um cliente local a uma máquina host remota, o operador local deve comunicar com o operador remoto, requerendo a ID e senha, e então usá-las no TeamViewer local. Para começar a conferência web, o apresentador dá a senha de conferência aos participantes. Eles entram na sala de conferência usando a versão completa do TeamViewer ou logando e usam o ID de conferência web. É também possível agendar uma conferência antecipadamente.

Segurança[editar | editar código-fonte]

O TeamViewer usa sessões de encriptação RSA privada/troca de chaves públicas (1024-bit) e AES (256-bit). [9] Na configuração padrão. O TeamViewer usa um dos servidores do TeamViewer.com para iniciar a conexão e o roteamento de tráfego entre o cliente local e a máquina host remota. O software determina como estabelecer a conexão. Em 70% dos casos, depois do handshake uma conexão direta via UDP ou TCP é estabelecida, as outras conexões são roteadas via rede de roteamento TeamViewer GmbH host(por TCP ou Tunelamento HTTP).[10]

Apesar de vários pontos positivos a ferramenta é constantemente alvo de crackers e hackers que violam a licença da ferramenta podendo prejudicar aqueles que a utilizam legitimamente acreditando estarem 100% seguros. Sendo alvos fáceis destes piratas cibernéticos.

Ver também[editar | editar código-fonte]


Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. TeamViewer V4desktop collaboration app now Mac-compatible Philip Michaels, Macworld
  2. Article comparing screen-sharing software, Seth Rosenblatt, Cnet download blog
  3. «TeamViewer 5 for Linux released». Support.teamviewer.com. 2010-04-15. Consultado em 2010-11-24. 
  4. TeamViewer iPad App Provides Remote Access to PCs David Roe, CMSWire
  5. «App (Beta) for Android released». TeamViewer. 2010-11-24. Consultado em 2010-11-25. 
  6. «TeamViewer Touch App for Windows 8 released». Teamviewer. 2012-10-29. Consultado em 2012-12-10. 
  7. «TeamViewer® Launches New App for Windows Phone 8». TeamViewer. 2013-06-11. Consultado em 2013-06-11. 
  8. «TeamViewer Company». Teamviewer. Consultado em 2012-10-24. 
  9. «Security». Teamviewer. Consultado em 2010-11-24. 
  10. «Security Statement» (PDF). TeamViewer. 2011.