Beldades de Windsor

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

As Beldades de Windsor (em inglês: Windsor Beauties) é uma série de retratos pertencentes à Royal Collection, de autoria de Peter Lely, produzidos na década de 1660, representando as damas da corte do rei Carlos II de Inglaterra, algumas das quais eram suas amantes.[1][2] O nome deriva do local original dos quadros, o Castelo de Windsor. Em 2022, estiveram em exibição em Hampton Court.

Cópias dos quadros foram encomendadas por Robert Spencer, 2.º Conde de Sunderland no século XVII para a sua coleção em Althorp, e o conjunto completo ainda pode ser visto em Picture Gallery, uma sala que ele criou para mostrar a sua adoração pela arte.[3]

História[editar | editar código-fonte]

Os retratos foram encomendados pela duquesa de Iorque Ana Hyde,[4] esposa do príncipe Jaime, o futuro rei Jaime II, provavelmente entre 1662 a 1665.[5] A primeira pessoa a mencioná-los foi Samuel Pepys, que no seu diário escreveu que estavam pendurados no quarto do duque de Iorque, em 1668.[4]

Segundo um inventário de 1674, eles estavam localizados no quarto ducal no Palácio de St. James.[6]. Após a morte da duquesa, as pinturas se encontravam no White Room no Palácio de Whitehall,[7] e até 1688, tinham sido movidos para o quarto de vestir da princesa no Castelo de Windsor. Levados para outros quartos no mesmo castelo no século XVIII, o conjunto de retratos foi transferida para Hampton Court em alguma data anterior à 1835.

Hoje estão pendurados em Communications Gallery, em Hampton Court.[4]

Lista das Beldades[editar | editar código-fonte]

Ana Hyde, c. 1662, atualmente no Palácio de Holyrood.

As mulheres representadas no quadros são:

Apesar da duquesa de Iorque não fazer parte da lista original, ela também foi pintada por Peter Lely.


Galeria[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Beldades de Windsor

Referências

  • Este artigo foi inicialmente traduzido, total ou parcialmente, do artigo da Wikipédia em inglês cujo título é «Windsor Beauties».