Bernardo Gomes de Brito

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde setembro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Frontispicio da Historia Trágico-Marítima, Lisboa, 1735.
Naufrágio do "Galeão Grande S. João"

Bernardo Gomes de Brito (Lisboa, 20 de Maio de 1688 - depois de 1759) foi um erudito português.

É conhecido por ter reunido em volumes as relaçãos de naufragios a que chamou História trágico-marítima. Pouco senão mais nada se sabe acerca da sua vida, nem estado ou profissão. Diogo Barbosa Machado apenas nos dá a sua data de nascimento, donde se deduziu que Bernardo ainda vivia em 1759, data da morte do primeiro.

Diz dele Inocêncio Francisco da Silva : «Com louvável curiosidade e diligencia reuniu uma ampla colecção de relações e noticias de naufragios, e successos infelizes, acontecidos aos navegadores portuguezes, dividindo-a em cinco volumes, de que todavia só publicou os primeiros dous, ignorando-se o destino que tiveram os restantes, os quaes Barbosa affirma acharem-se no seu tempo promptos para a impressão. Esta obra, assás conhecida, intitula-se :

História trágico-marítima, em que se escrevem chronologicamente os naufragios que tiveram as naus de Portugal, depois que se poz em exercício a Navegação da Índia. Lisboa, na Off. da Congregação do Oratório; o tomo I, 1735. 4° de XVI–479 pag. — O tomo II, 1736. 4° de XVI–538 páginas.»

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Silva, Libório Manuel (2010), A Nau Catrineta e a História Trágico-Marítima: Lições de Liderança, ISBN 978-989-615-090-7, Centro Atlântico, Portugal.