Berserker

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Berserker-marktplatz-2011-da-089.jpg

Berserkir (Plural para Berserker) foram guerreiros nórdicos ferozes, que estão relacionado a um culto específico ao deus Odin. Eles despertavam em uma fúria incontrolável antes de qualquer batalha.

Há uma divergência sobre o termo nórdico "baresark", que podia referir-se a "camisa simples" ou ao uso da pele de um urso na batalha (significando "camisa de urso", em nórdico), da mesma forma como os Ulfhednar usavam peles de lobo. Outra tradução possível é "sem camisa".

A origem dos bersekir é desconhecida. Tácito, porém, faz menção de grupos de guerreiros germânicos com uma fúria frenética, também uma menção bastante conhecida no formato poético de Haraldskæði (8,12,13).

Especula-se que berserkir eram grupos ou bandos de guerreiros inspirados religiosamente. Esses guerreiros entravam em tamanho estado de fúria em combate que dizia-se que suas peles podiam repelir armas. Alguns eruditos modernos sugerem que a fúria dos berserkir poderia ter sido induzida pelo consumo de bebidas alcoólicas, ervas, cogumelos alucinógenos e arnica. Lendas mencionam gangues de berserkir com doze membros cujos aspirantes às mesmas tinham que passar por lutas ritualísticas ou mesmo verdadeiras para serem aceitos. Alguns berserkir tomaram como nomes björn ou biorn em referência aos ursos, um Berserker bastante famoso no mundo das sagas, no qual não recebe um caráter negativo é Böðvar Bjarki, um dos companheiros do rei Hrólf Kraki:

"Böðvar Bjarki não comparece à batalha final da narrativa, surgindo para lutar em seu lugar um enorme urso, guiado pelo próprio guerreiro. Ao final, encontram-no exaurido por lutar daquela forma, em que encontra a morte por estar impossibilitado de reagir aos inimigos"[1]

Lendas contam que guerreiros tomados por um frenesi insano, iam a batalha despidos e atiravam-se nas linhas inimigas.

Em inglês existe a expressão to go berserk, que significa ficar violento, enlouquecido, incontrolável.

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Berserker
[1]Viking Berserkers

As tradições e magias pré-cristãs nórdicas pagãs tomaram muitas formas. Para os homens, os mais comuns foram os Berserkers: os homens que possuíam os atributos de um totem animal, tipicamente um urso ou lobo.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Dicionário de Mitologia Nórdica: símbolos, mitos e ritos. hedra [S.l.] pp. 68, 69,70, 71 e 72.