Bertha Palmer

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bertha Palmer
Bertha Palmer
Nascimento Bertha Matilde Honoré
22 de maio de 1849
Louisville, Kentucky, Estados Unidos
Morte 25 de julho de 1918 (69 anos)
Osprey, Flórida, Estados Unidos
Sepultamento Graceland Cemetery
Cidadania Estados Unidos
Progenitores
  • Henry Honoré
Cônjuge Potter Palmer
Filho(a)(s) Honoré Palmer
Potter Palmer II
Irmão(ã)(s) Ida Marie Honoré
Alma mater
  • Georgetown Visitation Preparatory School
Ocupação Mulher de Negócios, socialite, e filantropo

Bertha Palmer (nascida Bertha Matilde Honoré; 22 de maio de 1849 - 5 de maio de 1918) era uma mulher de negócios, socialitefilantropa norte-americana.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Bertha Matilde Honoré nasceu em Louisville, Kentucky, seu pai era empresário Henry Hamilton Honoré. Bertha, conhecida na família como "Cissie," estudou em sua cidade natal e alcançou uma reputação como uma música talentosa, linguista proficiente, brilhante escritora, política capaz, e uma boa administradora.

Casamento[editar | editar código-fonte]

Retrato intitulado "Mrs. Potter Palmer" por Anders Zorn, 1893

Bertha Honoré casou em Chicago com o milionário Potter Palmer em 1870.[1] Ela tinha vinte e um e ele tinha quarenta e quatro. Palmer era um comerciante Quaker que tinha chegado a Chicago depois de ter falhado duas vezes no negócio. Em Chicago, ele aprendeu a agradar seus clientes, muitos dos quais eram mulheres. Ele fez o serviço ao cliente uma prioridade e levou tudo, desde produtos secos para as últimas modas francesas para senhoras.[2] [3]

Em 1874, ela deu à luz um filho chamado Honoré Palmer, e em 1875, ela deu à luz o filho Potter Palmer II. Ambos tiveram filhos com o nome Potter Palmer III, bem como as outras crianças.

Ela foi um dos primeiros membros do Clube da Mulheres de Chicago, parte da Federação Geral de Clubes de Mulheres; este grupo de mulheres trabalhadoras se reuniam para discutir os problemas sociais e desenvolver soluções. Elas apoiaram jardins de infância até fazer parte do sistema escolar de Chicago, e fez campanha para o baixo custo do leita as crianças pobres e uma melhor assistência para as crianças de mães presas.

Morte[editar | editar código-fonte]

Após sua morte em sua residência de inverno, The Oaks em Osprey, Flórida, seu corpo foi devolvido a Chicago para repousar na Mansão Palmer, a suntuosa mansão que Potter Palmer tinha construído na cidade. Bertha Palmer está enterrada ao lado de seu marido, no cemitério Graceland.

Referências

  1. Ross, Ishbel (1960). Silhueta em Diamonds: a vida da Sra Potter Palmer . New York: Harper & Brothers. pp. 28-31.
  2. Agora, o Palmer Hilton.
  3. Para biografia fundo, ver montado sobre um pedestal: Bertha Honoré Palmer por Hope L. Black or Silhueta em Diamonds: A vida da Sra Potter Palmer por Ishbel Ross.
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Bertha Palmer