Bhikkhu Bodhi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Bhikkhu Bodhi
Nascimento 10 de dezembro de 1944 (76 anos)
Nova Iorque
Cidadania Estados Unidos
Alma mater Brooklyn College
Religião Teravada

Bhikkhu Bodhi (nascido em 2487 da Era Budista/1944 da Era Cristã) é um monge budista theravada americano, ordenado no Sri Lanka e atuante na região metropolitana de Nova York. Ele foi escolhido o segundo presidente da Buddhist Publication Society e já editou e escreveu diversas obras baseadas no Budismo Theravada.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Bhikkhu Bodhi nasceu em 2487 da Era Budista (1944) no Brooklyn, de origem judaica, em New York, Estados Unidos com o nome de Jefrey Block. Em 1966, ele obteve graduação em filosofia pelo Brooklyn College. Converteu-se ao budismo por volta dos vinte anos de idade.[1] Em 1967, enquanto ainda estudante da graduação, Bodhi foi ordenado monge sramanera na ordem do budismo Mahayana vietnamita. Em 1972 conclui sua pós-graduação em filosofia pela Claremont Graduate School. Logo depois viaja ao Sri Lanka onde, através do mestre Ven. Ananda Maitreya, recebeu ordenação monástica, e em 1973 recebeu ordenação completa na ordem Theravada, de onde adquiriu o título de bhikkhu, que significa monge.

Em 2527 da Era Budista (1984), sucede o co-fundador da Sociedade de Publicação Budista (BPS na sigla em inglês) Ven. Nyanaponika Thera como editor das publicações em inglês da BPS, e em 1988 se torna seu presidente. No ano de 2543/2000, na primeira celebração do Vesak das Nações Unidos, Bhikkhu Bodhi faz o discurso de abertura do evento. Em 2545/2002 ele se aposenta do editorial da sociedade enquanto permanece seu presidente. Retorna então para os Estados Unidos onde atualmente ensina no Monastério Bodhi, em Lafayette, New Jersey, e no Monastério Chuang Yen, em Carmel, New York.

Bhikkhu Bodhi é o fundador da organização Buddhist Global Relief que tem por objetivo a luta contra a fome ao redor do mundo.

Publicações e Ensinamentos[editar | editar código-fonte]

Suas publicações foram feitas em língua inglesa, como por exemplo:

  • The Noble Eightfold Path: Way to the End of Suffering (1984, BPS; 2000, Pariyatti)
  • The Middle Length Discourses of the Buddha: A Translation of the Majjhima Nikaya (with Bhikkhu Nanamoli, 1995, Wisdom Publications)
  • Numerical Discourses of the Buddha: An Anthology of Suttas from the Anguttara Nikaya (with Nyanaponika Thera, 2000, Altamira Press)
  • The Connected Discourses of the Buddha: A New Translation of the Samyutta Nikaya (2000, Wisdom Publications)
  • A Comprehensive Manual of Abhidhamma: The Abhidhammattha Sangaha of Ācariya Anuruddha (2000, BPS Pariyatti)
  • In the Buddha's Words: An Anthology of Discourses from the Pali Canon (2005, Wisdom Publications)

Cursos e palestras disponíveis on-line:

  • "The Buddha's Teaching As It Is" (1981)
  • "A course in Pali Language" (2003)
  • Majjhima Nikaya lectures (2003–2008)

Referências

  1. «Bhikku Bodhi». Bodhi Monastery (em inglês)