Saltar para o conteúdo

Bidoeira de Cima: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Escarbot (discussão | contribs)
m Bot: Adicionando: fr:Bidoeira de Cima
Linha 1: Linha 1:
{{geocoordenadas|39_50_35_N_08_44_43_W_type:city_region:PT|39º 50' N 08º 44' O}}
{{geocoordenadas|39_50_35_N_08_44_43_W_type:city_region:PT|39º 50' N 08º 44' O}}
o rei da bidoeira é o joselao

{{Info/Freguesia|
{{Info/Freguesia|
|freguesia = Bidoeira de Cima
|freguesia = Bidoeira de Cima

Revisão das 14h48min de 29 de janeiro de 2009

o rei da bidoeira é o joselao

Portugal Portugal Bidoeira de Cima 
  Freguesia  
Localização
Administração
Tipo Junta de freguesia
Características geográficas
População total (2001) 2 073 hab.
Densidade 133,4 hab./km²

Bidoeira de Cima é uma freguesia portuguesa do concelho de Leiria, com 15,54 km² de área e 2 073 habitantes (2001). Densidade: 133,4 hab/km².

História

Bidoeira de Cima é uma Freguesia recente, criada em 1985. Com uma área de 15 km2 e uma população de mais de 3.000 habitantes, é actualmente caracterizada pela industrialização, pela modernidade urbana e por uma grande capacidade para atrair investimentos.

A palavra "bidoeira" é registada nos dicionários como sendo o mesmo que "vidoeiro". É uma árvore de copa frouxa que se encontra nas margens dos cursos de água e terrenos húmidos e que é actualmente rara em Portugal.

Ao dar-se o povoamento na região de Leiria, após a saída dos mouros, haveria plantas dessas nas terras regionais e delas terá passado o nome para povoações que hoje nos aparecem com a designação de "bidoeiras" uma mais abaixo e outra mais acima na sua situação geográfica.

A Freguesia da Bidoeira de Cima ocupa um espaço geográfico pertencente ao Concelho de Leiria e é composta por nove lugares, cujos aglomerados se encontram implantados entre a floresta e o campo. É uma Freguesia caracterizada por uma vida económica com elevada dinâmica nas áreas Industrial, Comercial e de Serviços.

Actividade Económica

Estão instaladas na área da Freguesia, cerca de 50 empresas, embora algumas delas pequenas. Distribuem-se pelos sectores de madeiras, carpintarias, construção civil, mármores, serralharias civis e mecânicas, transformação de cimentos e argilas (com extracção), produtos alimentares, pronto a vestir, etc. Na área agrícola, são relevantes os aviários de Bidoeira, bem como as vacarias e suiniculturas.

Saúde e Área Social

Na Bidoeira existe um Posto Médico permanente, com atendimento ao domicílio e uma farmácia. O Centro de Convívio e Apoio Social Bidoeirense presta importantes serviços na área social. A Bidoeira conta com um moderno Residência para Idosos, o Solar do Castanheiro.

Ensino

Na área do ensino, a Freguesia está razoavelmente equipada, leccionando-se apenas o ensino pré-escolar e 1º ciclo. Para os restantes níveis de ensino os alunos deslocam-se ás escolas situadas em lugares circundantes.

Animação Cultural e Desportiva

Na área da cultura e desporto é notória a capacidade de iniciativa, nomeadamente da Banda Filarmónica Bidoeirense, do Rancho Folclórico "As Tecedeiras de Bidoeira" e da Associação Recreativa de Texugueira. Funcionam na Freguesia dois Centros Culturais, um em Bidoeira de Cima e outro, em Carriço (Bidoeira de Baixo). Na área desportiva, há um Campo de jogos, um Pavilhão Desportivo e um Ringue Polidesportivo. O Grupo Desportivo e Recreativo Bidoeirense tem atletas inscritos nas várias categorias de futebol de onze e no futsal. O ciclismo, o chinquilho e o karaté são populares na Freguesia.

Turismo e Património

Bidoeira de Cima foi um lugar de Regueira de Pontes. Com a elevação de Milagres a Freguesia, em 1750, passou a integrar-se nesta. Só com o progresso económico verificado desde os inícios deste século, a situação tendeu para a autonomia. Deste percurso histórico, restava um património rico constituído principalmente pela bela Igreja Velha do séc. XVI, ou início do XVII, demolida para dar lugar à nova Igreja de arquitectura moderna. Para lembrar esse antigo património foi edificado um monumento evocativo da antiga capela, frente à nova igreja. As Capelas de Bidoeira de Baixo e de Texugueira representam a arquitectura religiosa tradicional. A merecer uma atenção particular, está a vista panorâmica que se avista desde Bidoeira, e para lazer, os dois Parques, um na Texugueira, outro em Bidoeira de Baixo.

Ligações externas

Ícone de esboço Este artigo sobre freguesias portuguesas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.