Biodiversity Heritage Library

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Biodiversity Heritage Library
File:Biodiversity Heritage Library Logo.png
Logo da "Biodiversity Heritage Library"
Estabelecida 2005
Acesso e uso
População servida Aberta ao público
Website http://biodiversitylibrary.org

A Biodiversity Heritage Library (BHL) é um consórcio de bibliotecas de história natural e de botânica que cooperam com vista a digitalizar e tornar acessível o legado de literatura sobre biodiversidade das suas colecções, tornando-a disponível para acesso livre e uso responsável como parte de um "bem comum da biodiversidade". O consórcio BHL trabalha com a comunidade de taxonomistas a nível mundial, com detentores de direitos e outras partes interessadas para assegurar que tal herança da biodiversidade é tornada disponível a uma audiência global por meio de princípios de acesso livre. Com uma parceria com o Internet Archive e mediante esforços de digitalização locais, a BHL já digitalizou milhões de páginas de literatura taxonómica, representando milhares de títulos e mais de 100 mil volumes.


Fundado em 2005, a BHL tornou-se no terceiro maior projecto de digitalização para literatura sobre biodiversidade, a seguir a Gallica e AnimalBase. Em 2008, o tamanho da Gallica e AnimalBase foi ultrapassado e actualmente a BHL é o maior projecto de digitalização na sua temática.[1]

Composição[editar | editar código-fonte]

A Biodiversity Heritage Library foi inicialmente uma colaboração de dez bibliotecas de história natural e botânica e actualmente tem 14 membro. As bibliotecas fundadoras são:

Em Maio de 2009, dois novos membros foram adicionados ao consórcio:

Em Novembro de 2011, dois novos membros foram adicionados:

Em Fevereiro de 2013, um novo membros foi adicionado:

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Biodiversity Heritage Library