Bishop's Stortford Football Club

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bishop's Stortford F.C.
Nome Bishop's Stortford Football Club
Fundação 1874
Estádio Woodside Park
Capacidade 4525
Presidente Ian Kettridge
Treinador(a) Steve Smith
Competição Isthmian League Premier Division
Website http://www.stortfordfc.co.uk/
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo

Bishop's Stortford Football Club é uma agremiação esportiva inglesa, fundada em janeiro de 1874, e sediada em Hertfordshire.

Participa do campeonato da Conferência Sul, a sexta divisão do futebol inglês. Atua no estádio Woodside Park, construído em 2002, que possui capacidade para 4525 espectadores e situado nas proximidades do Aeroporto Stansted.

História[editar | editar código-fonte]

O clube ganha vida em janeiro de 1874 no Chequers Hotel e Bishop's Storford. Na primeira temporada a equipe obtém 3 vitórias e 7 empates entre 15 partidas disputadas com o primeiro uniforme oficial, de cores verde e vermelha. É dito, contudo, que aqueles jogos eram amistosos e que haviam ocorrido muitos anos antes que o clube se inscrevesse à Hertfordshire F.A, em 1885.

Após ter alcançado bons resultados em ligas menores, em 1929, a sociedade foi inserida na segunda divisão leste da Liga Espartana. Três anos após foi promovida à primeira divisão.

Do segundo pós-guerra aos anos 80[editar | editar código-fonte]

O Bishop's Stortford manteve sadiamente a sua posição na primeira divisão da Liga Espartana até a criação da Delphian League, ocorrida em 1951. Os anos 1960 foram um período denso de satisfações para a agremiação, dado que obteve uma série de ótimas participações na Liga Ateniana, culminados com o primeiro posto na Premier Athenian, conquistado na temporada 1969-1970. Esse acontecimento projetou o clube à Isthmian League. O ápice foi alcançado com o terceiro lugar, obtido na temporada 1973-1974, melhor resultado de sua história.

Indubitavelmente, porém, que a satisfação maior foi a vitória na FA Cup Amateur, ocorrida em 1974 ao bater o Ilford por 4 a 1. Os marcadores daquela histórica partida são recordados ainda hoje com saudade. Dave Lawrence, Peter Leakey, Dennis Murphy e Martin Smith.

Depois de dois campeonatos, em maio de 1981, o Bishop's conquistou também a FA Trophy ao vencer o Sutton United.

A FA Cup presencia o clube lutar orgulhosamente na temporada 1982-1983. Após superar o Harlow Town, Reading e Slough Town, a equipe empatou em 2-2 com o Middlesbrough ma perdeu o jogo de volta.

Dos anos 80 aos dias atuais[editar | editar código-fonte]

Nos anos 80 dois ex-atletas do clube se afirmaram como treinadores: John Redford e Terry Moore. Graças aos seus comandos o clube venceu a Copas de liga e torneios de valor local. A partir de 1977, o Bishop's deixou o histórico terreno de jogo da Rhodes Avenue, para se transferir à Dunmow Road. Ao término da temporada 1998-1999, o time foi rebaixado. Todavia, em 17 de julho de 1999 foi inaugurado o novo estádio de Woodside Park com um amistoso jogado contra o Norwich City.

Curiosamente, a equipe detém um recorde singular. Jogou, vencendo por 3 a 5 o último jogo da Ryman League do vigésimo século, em 30 de dezembro de 1999, em Chertsey.

Problemas ligados à qualidade do terreno de jogo ocorrido durante algumas temporadas impediram à equipe de manter o saldo de qualidade, que no fim chegou, em 2002, com uma nova promoção à Ryman League.

A equipe adquiriu posteriormente o ex-atleta do Arsenal, o liberiano Christopher Wreh. Contudo, embora a contratação tenha causado grande impacto, Wreh atuou somente uma partida.

Após a reestruturação da pirâmide futebolística inglesa, ao término de um par de temporadas, o Bishop's foi inserido na Conferência Sul. Porém posteriormente foi rebaixado para a Southern Football League Premier Division após ter ficado em penúltimo na Conferência Sul ao final da temporada 2016-17. Na temporada 2018-19 foi inserido na Isthmian League Premier Division, que equivale a 7ª divisão inglesa.

Títulos[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Bandeira de InglaterraSoccer icon Este artigo sobre clubes de futebol da Inglaterra é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.