Football Club United of Manchester

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde junho de 2015). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
United of Manchester
FC United of Manchester.png
Nome Football Club United of Manchester
Alcunhas F.C. United, FCUM, FCUoM, Red Rebels
Fundação 2005 (12 anos)
Estádio Broadhurst Park
Capacidade 4.400[1]
Localização Manchester,  Reino Unido
Presidente Inglaterra Andy Walsh
Treinador Inglaterra Karl Marginson
Patrocinador Sports Interactive
Material (d)esportivo Tempest
Competição National League North
Website [1]
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
editar

O Football Club United of Manchester é um clube de futebol inglês fundado em 2005.

Como o nome sugere, foi criado em função do Manchester United. Naquele ano, os Red Devils foram vendidos para o empresário estadunidense Malcolm Glazer, o que revoltou parte da torcida do clube. Estes torcedores resolveram então fundar um novo clube. A ideia não era nova na Inglaterra: um ano antes, o tradicional time londrino do Wimbledon mudara-se para a cidade de Milton Keynes, tornando-se o Milton Keynes Dons. Torcedores inconformados criaram então um novo Wimbledon em Londres.

Inicialmente, a equipe destes torcedores do United chamaria-se justamente Football Club United, mas o nome foi vetado pela pela Associação Inglesa de Futebol por ser genérico demais - a palavra United é usada para variados times britânicos.

Quatro outros nomes foram então pensados para uma votação: além do escolhido, as outras três opções eram Newton Heath United Football Club, referente ao Newton Heath, nome anterior do Manchester United - Association Football Club Manchester 1878 - , referente ao ano de fundação do embrião do clube; e Manchester Central Football Club - referente a um clube homônimo que existiu na cidade no final dos anos 20 e início dos anos 30, fundado também por torcedores descontentes - naquela ocasião, os do Manchester City.

O uniforme principal adotado é o mesmo do Man Utd: camisa vermelha, calção branco e meias pretas. A alcunha que pegou foi o de Red Rebels ("Rebeldes Vermelhos"), paródia de Red Devils ("Diabos Vermelhos"), como o Manchester United é conhecido. Outros apelidos são FCUoM, FCUM ou simplesmente United.

O clube foi aceito profissionalmente pela Liga Inglesa para a temporada 2006/07, tendo podido estrear na anterior se não tivesse perdido o prazo. Começou no equivalente à nona divisão, obtendo sucesso em suas duas primeiras temporadas, conquistou dois acessos seguidos em ambas, estando atualmente na divisão superior da Northern Premier League, que equivale à sexta divisão inglesa.

Até 2015, quando inaugurou o Broadhurst Park (capacidade para 4.400 torcedores), o clube não possuía estádio próprio para realizar seus jogos como mandante, utilizando o estádio de Gigg Lane, dividindo-o com o Bury, da homônima cidade vizinha que pertence à Grande Manchester. As suas cores são as mesmas do Man Utd (vermelho-escuro e branco).Possui um rivalidade com o Manchester City.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «FC United of Manchester – Broadhurst Park». fc-utd.co.uk. F.C. United of Manchester. Consultado em 17 de maio de 2015. Cópia arquivada em 15 de abril de 2016 
Bandeira de InglaterraSoccer icon Este artigo sobre clubes de futebol ingleses é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.