Millwall Football Club

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Millwall
Millwall football club logo.png
Nome Millwall Football Club
Alcunhas The Lions'
Fundação 3 de outubro de 1885 (129 anos)
Estádio The Den
Capacidade 20.146
Localização Londres,  Reino Unido
Presidente Inglaterra John Berylson
Treinador Inglaterra Ian Holloway
Material esportivo Itália Macron
Competição Inglaterra Campeonato Inglês
Divisão Inglaterra Segunda Divisão Inglesa
Website Site oficial
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
editar

O Millwall Football Club é uma equipe de futebol da cidade de Londres, capital da Inglaterra, fundado em 1885 por trabalhadores da fábrica de geléias Morton's Jam, próxima ao Rio The Den, em sua maioria escoceses.

Introdução[editar | editar código-fonte]

Seu uniforme é composto por camisas azuis, calções brancos e meias azuis e seus torcedores são conhecidos como leões.

Seu estádio é o The New Den, com capacidade para 20.146 espectadores, inaugurado em 4 de agosto de 1993, em amistoso internacional contra o Sporting Clube de Portugal, em substituição ao antigo estádio The Den.

O Millwall já foi campeão da Segunda, Terceira e Quarta Divisão inglesa, mas apesar disto, talvez a maior glória deste clube tenha sido chegar a final da Copa da Inglaterra em 2004, pois apesar de ter perdido esta final para o Manchester United, como este já havia garantido sua vaga na Copa dos Campeões, o Millwall automaticamente garantiu uma vaga na Taça UEFA.

Entre 1988 e 1990, o Millwall disputou a primeira divisão inglesa e desde 1991 está na segunda divisão.

Millwall versus West Ham é o clássico de maior rivalidade para os torcedores do Millwall, tidos como excessivamente temperamentais, com longo histórico de conflitos.

História[editar | editar código-fonte]

Início e localização (1885-1919)
O primeiro kit Millwall Rovers, usado por secretário do clube Jasper Sexton em 1885.

O Rovers Millwall foi formado pelos trabalhadores da fábrica de conservas JT Morton na área da Isle of Dogs , em Londres, East End em 1885. [1] Primeiro fundada em Aberdeen em 1849 para abastecer navios com alimentos, a empresa abriu a sua primeira fábrica de conservas e alimentos na Inglaterra nas docas de Millwall, em 1872, e atraiu uma força de trabalho de todo o país, incluindo a costa leste da Escócia, principalmente da cidade de Dundee.[2]

O secretário do clube tinha dezessete anos de idade, Jasper Sexton, [3] filho do proprietário da "The Islander pub" em Tooke Street, onde o Millwall fazia as suas reuniões. O primeiro jogo do Millwall Rovers foi em 3 de outubro de 1885, contra o Fillebrook, uma equipe que jogava em Leytonstone , no entanto a equipe recém-formada do Milwall foi batida por 5-0. [4]

Millwall Rovers com o East London Copa de 1887.

Em novembro de 1886, a East End Football Association foi formada, e com ela veio uma competição Cup Senior. O Millwall chegou à final contra Londres Caledonians, que foi jogada em Leyton Cricket Ground. O jogo terminou 2-2 e as equipes dividiram o troféu por cada seis meses. Millwall ganhou a Copa do leste de Londres Sênior na primeira edição. A equipe também ganhou este torneio nos dois anos seguintes e o troféu se tornou de sua propriedade.

Entre 1886 e 1890, o Millwall Rovers jogou no terrreno atrás do pub Lord Nelson, na Isle of Dogs.

Em abril de 1889, uma resolução foi aprovada pelo Millwall, para tirar o "Rovers" de seu nome e eles foram rebatizados agora sob o nome Millwall Atlétic, inspirado por sua mudança para sua nova casa. O Milwall se tornou um dos membros fundadores da Liga de Futebol do Sul, que ganhou durante os dois primeiros anos de sua existência, sendo vice-campeão no terceiro. O Millwall Atlétic também foI campeão da Liga de Futebol Ocidental em 1908 e 1909.

De 1886-1890, Millwall Rovers jogou no terreno atrás do pub Lord Nelson (foto em 2008) na Isle of Dogs.

O Millwall mudou-se para um novo estádio, chamado The Den, em Nova Cruz, no ano de 1910. O clube já tinha ocupado quatro locais diferentes nos vinte e cinco anos desde a sua formação, mas espaço de expansão limitada no Isle Of Dogs fez com que "Os Leões" tivessem que se deslocar para aumentar a sua base de torceodres. O custo estimado da nova sede foi de £ 10.000.

A primeira partida disputada no novo campo foi em 22 de outubro de 1910 contra o clube dominante da Liga Sul dos Campeões, o Brighton & Hove Albion, que estragou as celebrações ao ganhar por 1-0.

Entrando na Liga de Futebol (1920-1963)
Recorde de 48.762 torcedores celebrando a vitória sobre o Derby County por 2-1 no velho The Den, pela FA Cup de 1937.

O Millwall, que agora também tirou o Atlétic de seu nome, tendo sido foram convidado a participar da Liga de Futebol em 1920, juntamente com vinte e dois outros clubes, através da criação da nova Divisão da Liga de Futebol, a Terceira.

A Liga Sul foi despojada de seu "status", com quase todos os seus clubes se decidindo a deixá-la, com o Millwall seguindo o exemplo dos outros clubes. O primeiro jogo do Millwall na nova Liga de Futebol foi em 28 de agosto de 1920, no The Den, e viu-os vencedores por 2-0 contra o Bristol Rovers. "Os Leões" nos seus primeiros onze jogos em casa neste campeonato, não sofreram nenhuma derrota.

O Millwall se tornou conhecido como um time copeiro e competiu em várias partidas memoráveis, nomeadamente ao derrotar os vencedores de três temporadas e campeã da liga na época, o Huddersfield Town por 3-1, na terceira rodada da FA Cup 1926-1927. Jogos contra o Sunderland e Derby County, viram multidões embaladas de mais 48.000 torcedores nas décadas de 1930 e 1940.

Na FA Cup 1936-1937, em Cup jogo válido pela quinta rodada desta competição contra o Derby, ainda é tida como recorde de público do Millwall em seu próprio estádio, quando 48.762 torcedores estiveram presentes ao The Den.

Um dos maiores transtornos veio na quarta rodada da FA Cup 1956-1957 em 26 de janeiro de 1957, quando "Os Leões' venceram o Newcastle United por 2-1, perante uma multidão de 45.646 torcedores, num momento em que a equipe de Nova Cruz estava lutando para a sobrevivência da Terceira Divisão.

o Millwall foi o décimo clube em público na Inglaterra nos anos pré-guerra, apesar de rebaixado para a Terceira Divisão na a maioria dos anos da década de 1930. Apenas um outro clube ostentava um saldo bancário superior na Inglaterra, e depois de contratar jogadores internacionais e propor planos para melhorar o The Den, "Os Leões" foram disputando fortemente para tentarem chegar finalmente a promoção para a Primeira Divisão no final da década. Em uma semana da temporada 1939-1940, a Segunda Guerra Mundial estourou e o Millwall acabou não conseguindo o seu objetivo.

Em 7 de abril de 1945, o Millwall apareceu em uma final de FA Cup do Sul no Estádio de Wembley contra o Chelsea, mas porque era um jogo em época de guerra, este não é reconhecido no livro dos recordes. Com a guerra na Europa, em seus últimos dias, havia um relaxamento no controle do número de espectadores para assistir jogos permitidos. O comparecimento foi de 90.000 torcedores, a maior multidão para a qual o Millwall já jogou, que incluiu o rei George VI na platéia, a quem a equipe homenageou antes do pontapé inicial.

A perda de tantos jovens durante a Segunda Guerra Mundial tornou difícil para os clubes manterem o seu status anterior. Isso era especialmente verdadeiro para o Millwall, que parecia sofrer mais do que a maioria. Após ser um dos maiores clubes do país antes da guerra, o Millwall caiu muito de produção depois.

O The Den sofreu danos por bombardeios em 19 de abril de 1943, durante Blitz de aviões alemães, e uma semana depois sofreu um incêndio, identificado como tendo sido causado por um cigarro descartado, que também destruiu um quiosque inteiro. O clube aceitou ofertas dos vizinhos Charlton Athletic, Cristal Palace e West Ham United para jogos da fase.

Em 24 de fevereiro de 1944, retornou ao The Den, para jogar em um estádio com o público totalmente em pé. Isto foi conseguido, em parte, com o trabalho voluntário considerável de fãs do Lions.

Durante os anos 1950 e 1960 o Millwall empobreceu, e acabou rebaixado para a (e se tornou um membro fundador) Quarta Divisão. Esta foi a primeira vez em sua história que haviam competido na quarta divisão do futebol Inglês, onde permaneceu por quatro temporadas, até 1962, retornando para uma única temporada em 1964-65.[5] [6]

Títulos[editar | editar código-fonte]

Inglaterra Campeonato Inglês da Segunda Divisão : 1 1987-88

Inglaterra Campeonato Inglês da Terceira Divisão : 1 2000-01

Inglaterra Campeonato Inglês da Quarta Divisão : 1 1961-62

Campanha de destaque[editar | editar código-fonte]

Inglaterra Copa da Inglaterra

Vice-campeão: 2004

Jogadores históricos[editar | editar código-fonte]

Jogadores Notáveis
Homenagem ao goleador Neil Harris no The Den.
Mark Kennedy comprado do Liverpool por £2.3 milhões em 1995.

Elenco Atual[editar | editar código-fonte]

Atualizado em 23 de junho de 2015.[7] [8]

Legenda
  • Capitão: Capitão
  • Lesionado: Jogador lesionado/contundido


Goleiros
Jogador
1 República da Irlanda David Forde
41 Inglaterra Tom King
TBA Escócia Jordan Archer
Defensores
Jogador Pos.
16 Inglaterra Mark Beevers Z
17 Inglaterra Byron Webster Z
35 Inglaterra Sid Nelson Z
36 Inglaterra Keaton Wood Z
4 Jamaica Shaun Cummings LD
TBA Antígua e Barbuda Mahlon Romeo LD
TBA Inglaterra Joe Martin LE
Meio-campistas
Jogador Pos.
26 Comores Nadjim Abdou V
6 República da Irlanda Shaun Williams M
7 Inglaterra Lee Martin M
12 Inglaterra Paris Cowan-Hall M
15 Inglaterra Ed Upson M
20 Nigéria Fred Onyedinma M
23 Inglaterra Jack Powell M
34 Inglaterra Ben Thompson M
Atacantes
Jogador
9 Inglaterra Lee Gregory
22 República da Irlanda Aiden O'Brien
32 Inglaterra John Marquis
39 Inglaterra Alfie Pavey
45 Inglaterra Jamie Philpot

Referências

Bandeira de InglaterraSoccer icon Este artigo sobre clubes de futebol ingleses é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.