Morecambe Football Club

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Morecambe
Morecambe FC.png
Nome Morecambe Football Club
Alcunhas The Shrimps
Fundação 7 de maio de 1920 (100 anos)
Estádio Globe Arena
Capacidade 6.476 (sentados 2.247)
Treinador Derek Adams
Material (d)esportivo Macron
Competição League Two
Website Site oficial
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
editar

O Morecambe Football Club mais conhecido como Morecambe é um clube de futebol da Inglaterra, com sede em Morecambe, Lancashire. Atualmente disputa a League Two ( quarta divisão) do Campeonato Inglês. De 1921 até o fim da temporada 2009-10 os jogos em casa aconteceram em Mazuma Stadium. Em agosto de 2010 o clube mudou-se para sua nova casa, terreno, Globe Arena. Atualmente disputa a Football League Two , que equivale à 4ª divisão do futebol inglês.

História[editar | editar código-fonte]

1920–2005: história inicial

O futebol na cidade remonta à virada do século 20; no entanto, não foi até 7 de maio de 1920 que o Morecambe FC foi formado após uma reunião no West View Hotel local. O clube então assumiu seu lugar na Liga Combinada de Lancashire para a temporada 1920-21.

Compartilhando terreno com o Morecambe Cricket Club em Woodhill Lane durante a primeira temporada, o futebol se mostrou popular, com multidões de mais de 3.000 para jogos derby com Lancaster City e Fleetwood Town. Embora o sucesso em campo fosse difícil de acontecer, com o clube definhando na parte inferior da tabela, no final da primeira temporada o clube mudou de terreno para Roseberry Park. Alguns anos depois, após a compra do terreno pelo então presidente, J.B. Christie, o nome do terreno foi alterado para Christie Park em sua homenagem. Aquelas primeiras temporadas foram difíceis, e foi somente em 1924–25 que o clube começou a obter algum sucesso, conquistando o título da liga pela primeira vez; isso foi mais tarde seguido pelo sucesso na Lancashire Junior Cup, batendo o antigo rival Chorley após dois replays, e na frente de mais de 30.000 espectadores.

Christie legou o terreno ao clube em 1927 e também ajudou a incorporar o clube em uma Sociedade Limitada com um capital social de £ 1.000 na época. O resto da década de 1920 e toda a de 1930 testemunharam uma luta constante para manter o futebol vivo na costa noroeste, com resultados ruins em campo e pouca ou nenhuma receita fora do campo.

A era do pós-guerra viu uma reviravolta na sorte do Shrimps com progresso constante ao longo do final dos anos 1940 e quase todos os anos 1950, com uma melhoria visível marcada quando em 1956 Ken Horton foi nomeado técnico-jogador. Embora o sucesso estivesse apenas ao virar da esquina, as bases para o futuro estavam a ser construídas. O clube dos Apoiadores Auxiliares foi formado e com sua ajuda muitas melhorias no terreno foram realizadas, para que o sucesso em campo se encaixasse perfeitamente com o empreendimento fora de campo. Os quatorze anos a partir de 1960 poderiam ser justificadamente considerados [por quem?] A Era de Ouro de Morecambe. Isso incluiu uma participação na terceira rodada da FA Cup em 1961-62, uma derrota por 1-0 para o Weymouth; uma vitória da Lancashire Senior Cup Final em 1968, uma vitória por 2–1 sobre Burnley; [3] e um sucesso no FA Trophy em Wembley em 1974, uma vitória por 2–1 sobre o Dartford na final.

Os próximos 12 anos foram tão estéreis quanto qualquer período anterior na história do clube. O comparecimento caiu de credíveis mais de 2.000 para míseros 200 de menos, com um declínio visível nas fortunas do clube durante esse período. No entanto, em 1985-86, surgiram sinais de melhora; a posição do clube na liga melhorou e o sucesso na copa nos anos seguintes encheu o clube de otimismo.

Demorou dez anos para o clube atingir sua ambição de promoção à Conferência de Futebol após muitas melhorias, não apenas no campo, mas também na estrutura do clube, dando ao clube a oportunidade de olhar com confiança para o futuro como um dos mais progressistas da Conferência clubes.

Desde a ascensão à Conferência na temporada 1995-96, o Shrimps alcançou o status de uma das equipes líderes da liga. Na verdade, apenas Woking tinha um título de membro ininterrupto mais longo da liga neste momento. O segundo lugar foi conquistado em uma ocasião e as vagas dos play-offs foram perdidas por pouco duas vezes. Também durante este tempo, o clube também igualou sua melhor apresentação na Copa da Inglaterra em 2000-01 e 2002-03. Em ambas as ocasiões, o clube enfrentou o Ipswich Town, perdendo por 3–0 e 4–0, respectivamente. Morecambe também derrotou alguns clubes da liga na FA Cup, incluindo Cambridge United em 2000-01 e Chesterfield em 2002-03. Na temporada 2005-06, Morecambe chegou aos play-offs, mas foi derrotado por 4-3 no total do Hereford United, depois de um empate por 1-1 na primeira mão em Christie Park.

2005–2011: Sammy McIlroy

Em novembro de 2005, Jim Harvey sofreu um ataque cardíaco durante um jogo da liga em Christie Park contra o Cambridge United. O clube rapidamente declarou a nomeação de um gerente interino, Sammy McIlroy, amigo de longa data de Harvey. Após o término do período inicial de três meses de McIlroy como zelador, ele recebeu o emprego para o restante da temporada, com Harvey voltando após o encerramento. No entanto, em seu primeiro dia de volta como treinador do Morecambe, Harvey foi demitido pelo clube e McIlroy foi nomeado treinador permanente, com Mark Lillis como seu assistente. Isso causou uma rivalidade entre os amigos de longa data Harvey e McIlroy que não foi reconciliada até hoje. [Carece de fontes?]

Na ausência de Harvey, Morecambe chegou aos play-offs da Conferência. Eles perderam para Hereford por 4-3 no total, mas McIlroy foi nomeado em caráter permanente em maio de 2006. Na temporada seguinte, Morecambe foi promovido à Liga de Futebol pela primeira vez em sua história após vencer a final do Playoff da Conferência, vencendo Exeter City 2–1 em Wembley em 20 de maio de 2007, na frente de mais de 40.000 fãs que seguiram sua vitória nas semifinais sobre a cidade de York. [4]

Em 17 de julho de 2007, Morecambe anunciou planos de se mudar para um novo estádio a tempo para o início da temporada 2009-10. O trabalho não começou no local proposto até a primavera de 2009, com uma data de conclusão prevista para o verão de 2010. [5]

Morecambe jogou seu primeiro jogo na Football League contra Barnet em Christie Park em agosto de 2007, no qual empatou em 0-0 para garantir seu primeiro ponto na Football League. [6] Em 14 de agosto de 2007, Morecambe jogou sua primeira partida na Copa da Liga e registrou uma vitória por 2–1 contra o vizinho Preston North End em Deepdale, com Jim Bentley e David Artell marcando para Morecambe. [7] O Shrimps agravou este resultado com outra vitória frustrante sobre um lado do Campeonato, uma vitória por 3-1 sobre o Wolverhampton Wanderers em 28 de agosto para avançar para a terceira rodada da Copa da Liga, na qual eles enfrentaram um terceiro time consecutivo do Campeonato, o Sheffield United. No entanto, o Morecambe perdeu 5 gols a 0. Eles terminaram sua primeira temporada na Liga Dois na 11ª colocação com 60 pontos. Eles também terminaram a temporada 2008-09 em 11º, desta vez com 63 pontos.

2009-10 foi a última temporada de Morecambe em Christie Park. Eles terminaram a temporada em quarto lugar, classificando-se para os playoffs, onde perderam por 7–2 no total para Dagenham e Redbridge. Em 10 de agosto de 2010, Morecambe jogou sua primeira partida na Globe Arena contra o Coventry City do campeonato na primeira rodada da Copa da Liga. Morecambe garantiu uma vitória por 2-0, com Andy Fleming marcando os primeiros dois gols no estádio. Isso rendeu a Morecambe um Lancashire Derby na segunda rodada contra outro lado do campeonato, Burnley, onde perdeu por 3-1. Em 9 de maio de 2011, o gerente do Morecambe Sammy McIlroy deixou o clube por consentimento mútuo após cinco anos no comando. [8] McIlroy, que assumiu o cargo de técnico de Jim Harvey, havia deixado o clube ao lado do assistente Mark Lillis. O presidente da Morecambe, Peter McGuigan, elogiou a dupla por seus esforços desde que assumiu o cargo, descrevendo McIlroy como o 'melhor técnico de seu reinado no clube'.


2011–2019: Jim Bentley

Em 13 de maio de 2011, Bentley foi nomeado técnico com um contrato de dois anos, assinando um contrato de dois anos como técnico-jogador. [9] Seu primeiro jogo como técnico profissional foi uma derrota por 1-0 em casa para o Barnet. O Shrimps teve uma sequência de quatro vitórias em todas as competições, incluindo uma vitória por 2 a 0 sobre o Barnsley na Copa da Liga. Após seus primeiros nove jogos no comando, Morecambe ficou na liderança da liga depois de vencer seis, empatar dois e perder apenas uma vez. A defesa de Morecambe neste momento foi crucial, sofrendo apenas cinco gols em nove jogos. No entanto, isso não durou, já que um péssimo final de temporada levou o Morecambe a terminar em 15º na League Two, ainda uma melhoria em relação à temporada anterior. A segunda temporada de Jim Bentley começou com uma vitória por 3-0 sobre Exeter City. No entanto, desempenhos inconsistentes mais uma vez resultaram na queda para o meio da tabela. Durante a temporada 2016-17, Bentley recebeu uma proibição de duas partidas pela linha lateral e foi multado em £ 1.000, embora os fãs de Morecambe pagassem a multa. [10]

2019–: Derek Adams

Bentley deixou o clube em outubro de 2019 para assumir o cargo de técnico no AFC Fylde, tendo passado 16 meses como o técnico mais antigo nas quatro principais camadas do futebol inglês. [11] Em 7 de novembro de 2019, Morecambe nomeou Derek Adams como gerente, assinando-o com um contrato de dois anos e meio. [12]

Mascote[editar | editar código-fonte]

O mascote dos Shrimps é Christie, o gato. [15] O gato recebeu o nome do antigo estádio de Morecambe, o Christie Park. O gato, bom amigo de todos os torcedores do Camarão, foi adotado por eles após ter sido revelado há algumas temporadas. Certa vez, ele teve uma altercação amigável infame com o goleiro Tony Roberts do Dagenham & Redbridge, pela qual Christie foi expulso, mesmo que a disputa tenha sido iniciada por Roberts.

Christie é agora um jogador regular no The Globe Arena, tendo reaparecido após ser roubado após o último jogo em Christie Park. Um membro do público veio ao Globe e se ofereceu para vender Christie ao clube, mas um policial simpático explicou ao público que voltaria para casa de mãos vazias, tendo sido parabenizado por seu espírito comunitário.

Rivalidades[editar | editar código-fonte]

Desde o início dos anos 1990, Morecambe se envolveu em uma rivalidade amarga com os vizinhos de Lancashire, Accrington Stanley. O Shrimps não conseguiu vencer o Accrington em 16 tentativas após sua promoção de 2007 à Football League antes do gol de Aaron Wildig dar a eles uma vitória por 1 a 0 sobre seus rivais em agosto de 2015. Outros rivais locais de Morecambe incluem Barrow, Lancaster City, Fleetwood Town e Kendal Town e Southport.

Elenco atual[editar | editar código-fonte]

No. Pos. Nation Player
1 GK ENG Jake Turner (on loan from Newcastle United)
2 DF ENG Kelvin Mellor
3 DF SCO Stephen Hendrie
4 DF ENG Nathaniel Knight-Percival
5 DF SCO Sam Lavelle (captain)
6 DF ENG Harry Davis
7 FW ENG Jordan Slew
8 MF FRA Toumani Diagouraga
9 FW ENG Cole Stockton
10 MF ENG Aaron Wildig
11 MF SEN Carlos Mendes Gomes
12 GK ENG Mark Halstead
No. Pos. Nation Player
13 GK POR Andre Da Silva Mendes
14 MF ENG Alex Kenyon (vice-captain)
16 MF IRL John O'Sullivan
17 FW ENG A-Jay Leitch-Smith
18 MF ENG Ben Pringle
19 FW IRL Liam McAlinden
20 MF ENG Adam Phillips (on loan from Burnley)
21 DF ENG Ryan Cooney (on loan from Burnley)
22 DF ENG Liam Gibson
23 MF ENG Freddie Price
24 DF CMR Yann Songo'o

Uniformes[editar | editar código-fonte]

1º Uniforme[editar | editar código-fonte]

Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
2020–2021
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
2019–2020
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
2018–2019
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
2017–2018
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
2016–2017
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
2015–2016
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
2014–2015
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
2013–2014
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
2012–2013
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
2011–2012
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
2010–2011
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
2009–2010
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
2008–2009

2º Uniforme[editar | editar código-fonte]

Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
2020–2021
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
2019–2020
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
2018–2019
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
2017–2018
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
2016–2017
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
2015–2016
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
2014–2015
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
2013–2014
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
2012–2013
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
2011–2012
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
2010–2011
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
2009–2010
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
2008–2009

3º Uniforme[editar | editar código-fonte]

Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
2017–2018
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
2015–2016
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
2010-11

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Nottigham Forest, Notts couty

Bandeira de InglaterraSoccer icon Este artigo sobre clubes de futebol ingleses é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.