A.F.C. Bournemouth

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
A.F.C. Bournemouth
AfcBournemouth.png
Nome Athletic Football Club Bournemouth
Alcunhas The Cherries (As Cerejas)
Boscombe
Mascote Cherry Bear (Urso)
Principal rival Southampton
Reading
Brighton & Hove
Fundação 1890 (132 anos)
Estádio Dean Court
Capacidade 11.464
Localização Bournemouth, Dorset, Inglaterra
Proprietário(a) Maxim Demin
Presidente Jeff Mostyn
Treinador(a) Scott Parker
Patrocinador(a) Dafabet
Material (d)esportivo Umbro
Competição Premier League
Website afcb.co.uk
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
Temporada atual

O Athletic Football Club Bournemouth é um clube de futebol da Inglaterra, sediado em Bournemouth. Atualmente disputa a Premier League.[1]

História[editar | editar código-fonte]

A história do Bournemouth, começa no ano de 1890, quando o time foi fundado com o nome de Boscombe Fottball Club, porém o clube só se profissionalizou em 1910. Mas só em 1920, a equipe inglesa chegou pela primeira vez à Terceira Divisão inglesa. Porém como o Boscombe, jogava no distrito da Bournemouth, resolveu em 1923, mudar de nome e passou a se chamar; Bournemouth Boscombe e Athlethic Club. Na primeira temporada com nome novo, o clube terminou a Terceira Divisão Inglesa em 5º lugar, ficando perto do acesso para a Segunda Divisão inglesa. Porém com o passar dos anos o Bournemouth, foi se estabelecendo como um clube de 3º divisão na Inglaterra.

Após o término da Segunda Guerra Mundial, o clube entrou em declínio e passou a frequentar divisões inferiores na Inglaterra. Até que em 1972, o clube foi comprado pelo magnata inglês John Bond, que decidiu adotar um nome mais simples para a equipe: Athletic Football Club Bournemouth, mudando também o símbolo e a camisa da equipe. O Bournemouth, até 1971, jogava com um uniforme todo vermelho, ganhando a alcunha de (The Cherries, em português Os Cerejas), mas em 1972 o clube passou a jogar com um uniforme listrado de vermelho e epreto, lembrando o uniforme do Milan da Itália.

Em 1984, os Cherries, escrevem o seu capítulo mais importante na história até então: Uma vitória sobre o Manchester United na Copa da Inglaterra.

Em 1987, o Bournemouth vence o seu primeiro título na história, conquista a Terceira Divisão inglesa. No ano de 1988, o clube inglês para fazer uma boa Segunda divisão inglesa, contratam o técnico Harry Redknapp. Porém a equipe sofreu para se manter na Segunda Divisão, mas conseguiu. Em 1989, os Cherries terminam o campeonato inglês da segunda divisão em 12º lugar.

Em 1990, o Bounemouth conseguiu o acesso no campo para disputar Primeira divisão inglesa, porém devido a uma briga envolvendo os torcedores do Bournemouth e do Leeds United, os times foram punidos com a perda de 20 pontos e obrigados a pagar uma multa de 1 milhão de euros, e por causa disso os Cherries continuaram na Segunda Divisão.

Harry Redknapp, permaneceu no Bournemouth por mais duas temporadas, fazendo o clube chegar aos play-offs da segunda divisão inglesa, porém sem o tão sonhado acesso. Em 1992, Redknapp, acertou com o West Ham e foi treinar o time londrino. Para o seu lugar, foi contratado o galês Tony Pulis, que montou um time fraco e a equipe inglesa quase foi parar na Terceira Divisão, nos dois anos em que ele dirigiu o clube, terminando ambas as temporadas de 1993 e 1994 na 17º colocação.

Para 1995, Pulis deixou a equipe, porém a diretoria passou a primeira metade do ano sem um técnico fixo, e começou muito mal a Segundona inglesa, porém após a chegada de Mel Machin, o time conseguiu o milagre de ficar 2 pontos À frente da zona do rebaixamento e se manteve na Segundona da Inglaterra.

Machin manteve-se no cargo por mais 6 anos, sempre levando o clube a ocupar posições medianas na tabela, em 1999, o clube terminou a Segunda Divisão inglesa em 7º lugar, ratificando o grande trabalho de Machin à frente do Bournemouth.

Mas em 2000, Machin deixou o clube após não conseguir evitar um rebaixamento para a Terceira Divisão da Inglaterra. Sean O’Driscoll, foi o técnico em 2001, e por pouco não levou o clube de volta à Segundona inglesa.

Mas em 2015, o clube alcança o seu maior objetivo, o acesso para disputar pela primeira na história a Premier League, e ainda como campeão da Championship (Segunda Divisão inglesa).

O maior ídolo do clube é o técnico Harry Redknapp, que elevou o nome do clube, inclusive conquistando o acesso para a Premier League no campo , dirigiu a equipe de 1988 até 1992. E foi gerente de futebol do clube de 1983 até 1987, participando ativamente da montagem o elenco campeão da Terceira Divisão de 1987.[2][3]

Foi rebaixado na temporada 2019–20 sendo o seu primeiro rebaixamento na premier league, Na temporada 2021–22 foi vice-campeão da segunda divisão sendo novamente promovido a premier league.[4][5]

Títulos[editar | editar código-fonte]

Nacionais
Competição Títulos Temporadas
Football league championship cup.svg Campeonato Inglês - 2ª Divisão 1 2014–15
Football League Awards.svg Campeonato Inglês - 3ª Divisão 1 1986–87
Football League 2 Trophy.svg EFL Trophy 1 1983–84

Elenco atual[editar | editar código-fonte]

Soccerball current event.svg Última atualização: 8 de agosto de 2022.[6]

Goleiros
N.º Jogador
1 República da Irlanda Mark Travers
13 Brasil Neto
40 Inglaterra Will Dennis
Defensores
N.º Jogador Pos.
5 Inglaterra Lloyd Kelly Capitão Z
6 País de Gales Chris Mepham Capitão² Z
23 Inglaterra James Hill Z
25 Argentina Marcos Senesi Z
2 Inglaterra Ryan Fredericks LD
15 Inglaterra Adam Smith LD
17 Inglaterra Jack Stacey LD
33 Zimbabwe Jordan Zemura LE
Meio-campistas
N.º Jogador Pos.
4 Inglaterra Lewis Cook V
8 Colômbia Jefferson Lerma V
22 Inglaterra Ben Pearson V
29 Dinamarca Philip Billing V
10 Escócia Ryan Christie M
11 Dinamarca Emiliano Marcondes M
14 Inglaterra Joe Rothwell M
16 Inglaterra Marcus Tavernier M
Atacantes
N.º Jogador
7 País de Gales David Brooks
9 Inglaterra Dominic Solanke
18 Jamaica Jamal Lowe
19 Inglaterra Junior Stanislas
20 Escócia Siriki Dembélé
21 País de Gales Kieffer Moore
32 Inglaterra Jaidon Anthony
38 Inglaterra Christian Saydee
Comissão técnica
Nome Pos.
Inglaterra Scott Parker T


Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Bandeira de InglaterraSoccer icon Este artigo sobre clubes de futebol da Inglaterra é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.