Le Coq Sportif

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde maio de 2015).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Le Coq Sportif
Fundação 1882
Sede Entzheim, França
Produtos Vestuário
Sítio oficial www.lecoqsportif.fr

A Le Coq Sportif é uma empresa de vestuário esportivo francesa. Originária do século 19 (1882), a empresa fundada por Émile Camuset começou sua produção com materiais esportivos para a prática de ginástica, futebol e ciclismo, mas o sucesso foi tão grande que a empresa começou a produzir artigos para mais modalidades, chegando a patrocinar atletas e competidores do basquete, tênis, futebol, rugby, rally, etc. Com o slogan "la marque des champions" (a marca dos campeões) e o logotipo ainda retangular, a empresa foi devidamente registrada em 1948. Dois anos depois, a marca ganhou seu primeiro logotipo de galo dentro de um triângulo, a partir daí sendo a principal marca visual da Le Coq. Durante a década de 1980 forneceu materiais esportivos para seleções como França e Argentina por época de seu maior ídolo, Diego Armando Maradonna, que usava a marca francesa estampada em seu peito, mas perdeu estas para as fortes Adidas e Reebok.

Produz equipamento de desporto como sapatos, bermudas e camisetas. O nome Le Coq Sportif (ou O Galo Desportivo, em português) deriva do galo gaulês, um símbolo nacional da França.

Le Coq Sportif é uma marca muito famosa em todo o mundo. Na Ásia, mais especificamente no Japão e na Coreia, contratou designers locais para concluir e adaptar a coleção global ao mercado local. Estes também assinaram algumas parcerias para lançar modelos especiais. Le Coq Sportif Japão associou-se com a empresa japonesa Sou. Também lançaram uma linha de sapatos com o designer Kamishima Chinami. Para a Le Coq Sportif Coreia. A parceria foi feita com o fabricante de carros Peugeot para criar um sapato denominado Peugeot 207cc.

Apesar do seu tamanho modesto em comparação com companhias como Adidas/Reebok, Puma AG ou Nike, a marca foi exposta consideravelmente, inclusive na série de televisão coreana Full House no episódio n°11, sendo por muitos anos um dos principais patrocinadores do Tour de France, a mais importante competição de ciclismo do mundo, além de atletas das mais diversas modalidades.

Na década de 90, a marca perdeu mercado e glamour, e suas vendas entraram em forte declínio. Nike, Puma e Adidas ganharam espaço no segmento do esporte fashion. A marca francesa reagiu e a partir de 1998 adotou um novo posicionamento no mercado, lançando coleções fashion, e voltando a investir em atletas de renome internacional. Em 2005, a marca que na década anterior era uma subsidiária da alemã Adidas, foi adquirida pelo fundo de investimento suíço Airesis. A partir deste momento a Le Coq Sportif voltou a crescer, reingressou em alguns mercados mundiais e mudou radicalmente suas coleções, lançando várias edições limitadas e linhas casuais, como a entitulada Vintage.

Atualmente mantém uma "modesta" rede de lojas próprias em aproximadamente 100 países, tendo seu maior sucesso na Europa.

Patrocínio[editar | editar código-fonte]