Blackpool Football Club

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Blackpool
Nome Blackpool Football Club
Alcunhas The Seasiders,
The Pool,
The Tangerines
Principal rival Preston North End Fleetwood Town e o Burnley.
Fundação 26 de julho de 1887 (136 anos)
Estádio Bloomfield Road
Capacidade 12.555
Presidente Valeri Belokon
Treinador(a) Terry McPhillips
Material (d)esportivo Puma
Competição Football League One
Website blackpoolfc.co.uk
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo

O Blackpool Football Club é um clube de futebol da Inglaterra. Foi fundado em 1887 e manda seus jogos no estádio Bloomfield Road, com capacidade para 12 mil pessoas, na cidade de Blackpool, no condado de Lancashire. Atualmente, disputa a Football League One, correspondente a Terceira Divisão inglesa.

O clube venceu a final da FA Cup de 1953, a chamada "Final de Matthews", onde venceu o Bolton Wanderers por 4 a 3, quando perdia por 3 a 1 até o final do jogo. Neste ano, quatro jogadores do Blackpool jogaram a partida em que a Seleção Inglesa perdeu para a Hungria em Wembley.[1] O clube teve 47 jogadores que representaram suas seleções, 13 deles pela Inglaterra.

O clube apareceu três vezes na final da Copa da Inglaterra entre 1948 e 1953 e na década de 1950 ficou quatro vezes entre os seis primeiros na Football League First Division, o topo do futebol inglês, tendo como melhor participação um vice perante o Manchester United na temporada 1955-56. Em 1956 seu jogador Stanley Matthews ganhou a primeira Bola de Ouro da FIFA da história.[2]

História[editar | editar código-fonte]

Mesmo sendo um tradicional clube na Inglaterra, onde atuou dois dos maiores ídolos do futebol local, Alan Ball, Jr. e Stanley Matthews, o Blackpool voltou a disputar a Primeira Divisão apenas na temporada 2010-11, quando conseguiu acesso na temporada passada, surpreendendo todos, quando terminou na sexta posição, classificando-se para os play-offs, e, posteriormente, para a elite inglesa, após vencer na final o Cardiff City (3 a 2).[3] Na primeira partida disputando a Premier League, quase quarenta anos desde sua última participação na elite,[4] o Blackpool surpreendeu novamente ao vencer o Wigan Athletic por 4 a 0.[5]

Em 22 de maio de 2011, exatamente 365 dias após a sua promoção, o Blackpool foi rebaixado novamente para a EFL Championship, após perder por 4-2 para o Manchester United, juntamente com os resultados em outros lugares, no último dia da temporada.

Títulos[editar | editar código-fonte]

Nacionais
Troféu Competição Títulos Temporadas
Copa da Inglaterra 1 1952-53
Inglaterra Campeonato Inglês - 2ª Divisão 1 1929-30
Inglaterra Johnstone Paint Trophy 2 2001-02, 2003-04

Jogadores Históricos[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

Bandeira de InglaterraSoccer icon Este artigo sobre clubes de futebol da Inglaterra é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.