Grande Manchester

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Wiki letter w.svg
Por favor melhore este artigo ou secção, expandindo-o. Mais informação pode ser encontrada no artigo «Greater Manchester» na Wikipédia em inglês e também na página de discussão. (janeiro de 2012)
Grande Manchester
—  Condado  —
Horizonte de Grande Manchester
Selo de Grande Manchester
Selo
Localização de Grande Manchester
Região Noroeste da Inglaterra
Categoria Condado Cerimonial e Metropolitano
Distritos 1. Manchester

2. Stockport
3. Tameside
4. Oldham
5. Rochdale
6. Bury
7. Bolton
8. Wigan
9. Salford
10.Trafford

Área
 - Total 1,276 km²
População ( (est. 2005)) (3ª posição)
 - Total 3,600,000
    • Densidade 2,8 hab./km²
(posição)
 - Etnias 91,1% brancos;
5,6% sul-asiáticos;
1,2% afro-caribenhos.
NUTS UKD3
Código ONS 2A
Sítio http://www.agma.gov.uk

Grande Manchester, ou mais raramente, Grande Manchéster, (em inglês: Greater Manchester) é uma região metropolitana no noroeste da Inglaterra, com uma população de 2.6 milhões de pessoas.[1] Ela abrange uma das maiores áreas metropolitanas no Reino Unido e é composto por dez cidades: Bolton, Bury, Oldham, Rochdale, Stockport, Tameside, Trafford, Wigan, e as cidades de Manchester e Salford. A Greater Manchester foi criada em 1º de abril de 1974, como resultado do Lei do Governo Local de 1972.

É uma região metropolitana da Inglaterra e ocupa 493 milha quadradas (1 277 km2).[2]Ela está dentro de Manchester, além de Cheshire (para o sudeste e o sul), Derbyshire (para o sudoeste), West Yorkshire (para o noroeste), Lancashire (para o norte) e Merseyside (para o leste). Há uma mistura de áreas de alta densidade populacional, subúrbios, regiões semi-rural e rural, porém esmagadoramente o uso da terra é urbano.

Ela tem uma região distrital central empresarial, formada pelo Centro de Manchester e áreas adjacentes como Salford e Trafford, Greater Manchester, mas também é um município policêntrico com dez distritos metropolitanos, cada qual tem pelo menos um grande centro da cidade e subúrbios. A Greater Manchester é a uma região de conurbações do Reino Unido e se estende por toda a maior parte do território do concelho.

Para os 12 anos seguintes de 1974, o município tinha um sistema de dois níveis de governo local;entre eles: os conselhos distritais com o poder compartilhado com o Greater Manchester County Council. O conselho do condado foi abolido em 1986, e assim seus distritos (bairros metropolitana) transformou-se em autoridades unitária da Inglaterra. No entanto, o município metropolitano continua a existir na lei e como um quadro de referência geográfica dos [3] e, como os condado cerimonial, tem uma lorde-tenente e High Sheriff of Greater Manchester. Vários serviços à escala do condado foram coordenadas através da Associação das Autoridades Greater Manchester até Abril de 2011, quando o Greater Manchester Combinado Autoridade foi estabelecida como a autoridade do condado de largura estratégico para Greater Manchester, tendo em funções e responsabilidades para o desenvolvimento econômico, a recuperação de áreas degradadas e de transporte.

Referências

  1. «2009 Mid Year Estimates – Table 9 ONS». statistics.gov.uk. Consultado em 9 September 2010  Texto "Predefinição:Inconsistent citations" ignorado (ajuda); Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  2. «UK Standard Area Measurements (SAM)». Office for National Statistics. Consultado em 14 April 2011  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  3. Office for National Statistics. «Gazetteer of the old and new geographies of the United Kingdom» (PDF). statistics.gov.uk. p. 48  Retrieved on 6 March 2008.
    Office for National Statistics (17 September 2004). «Beginners' Guide to UK Geography: Metropolitan Counties and Districts». statistics.gov.uk  Verifique data em: |data= (ajuda) Retrieved on 6 March 2008.
    «North West – Electoral Commission». The Electoral Commission  Retrieved on 7 July 2008.
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Inglaterra é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.