Ilha de Wight

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Disambig grey.svg Nota: Se procura por outras acepções, veja Wight (desambiguação).
Ilha de Wight
—  Condado  —
Horizonte de Ilha de Wight
Selo de Ilha de Wight
Selo
Região Sudeste da Inglaterra
Categoria Condado Cerimonial e Não-metropolitano
Sede Administrativa Newport
Distritos Ilha de Wight
Área
 - Total 380 km²
População ( (est. 2005))(46ª posição)
 - Total 140,000
    • Densidade 368/km2 
(posição)
 - Etnias 98,7% brancos
NUTS UKG11
Código ONS 00MW
Sítio http://www.iwight.gov.uk
Bandeira da Ilha de Wight

A Ilha de Wight (em inglês Isle of Wight) é uma ilha localizada a sul de Southampton, na costa sul inglesa. É a maior ilha no Canal da Mancha e está separada da Grã-Bretanha pelo estreito denominado Solent. A ilha é um condado cerimonial e não-metropolitano da Inglaterra e parte integrante do Reino Unido[1] [2] . Os ingleses referem-se à ilha simplesmente por The Island.

História[editar | editar código-fonte]

A ilha de Wight é rica em eventos históricos e vestígios arqueológicos. O nome Wight provém do latim Vectis (que se traduz por «alavanca») através do anglo-saxão Wiht. Parece que os Romanos a conheciam como chave para entrada na Britannia. Com a queda do império romano, foram os Jutos, vindos da Jutlândia (hoje a Dinamarca continental), que vieram colonizar a ilha e a parte do Hampshire que lhe fica em frente.

Na Idade Média, segundo a lei inglesa, os insulares tinham o dever de exercitar o tiro com arco, porque os reis viam a ilha como local de chegada de conquistadores e urgia proteger o local, para não ser usado como cabeça de ponte para atacar a metrópole. Tem por isso uma estrada militar. A ilha secedeu do reino de Inglaterra em 1444, quando Henry de Beauchamp (1.º duque de Warwick) se fez coroar «rei da ilha de Wight» pelo soberano Henrique VI.

O Solent encontra-se rodeado de fortalezas para defesa da costa, principalmente construídas no reinado de Henrique VIII de Inglaterra.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Compton Chine, Ilha de Wight

A ilha tem uma forma de um losango regular de 20 km de lado e uma área de 381 km². Tem o status de condado e uma população de 134 876 habitantes (2002). Sua capital administrativa é Newport, e usufrui de uma forte atividade turística graças ao seu clima.

Cidades principais[editar | editar código-fonte]

Transportes[editar | editar código-fonte]

Balsas e catamarãs conectam a Ilha de Wight com a ilha principal da Grã-Bretanha. As rotas principais são Portsmouth a Ryde, Southampton a Cowes, e Lymington a Yarmouth.

A ilha de Wight vista do espaço

Personalidades nascidas na ilha[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Ilha de Wight


Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Inglaterra é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
  1. Office for National Statistics (2009). "United Kingdom: Counties and Unitary Authorities" (PDF) (em inglês). Consult. 24 de fevereiro de 2013. 
  2. Office for National Statistics. "Counties, Non-metropolitan Districts and Unitary Authorities" (em inglês). Consult. 24 de fevereiro de 2013.