Blued (app)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Blued (app)
Logótipo
Blued (app)
Desenvolvedor Geng Lee
Plataforma iOS e Android
Lançamento 2012
Licença Livre

Blued é um aplicativo móvel do tipo rede social, destinado ao público gay disponível em vários países do mundo e com operações locais na China, Brasil, Índia, Japão, México, Filipinas, Coreia do Sul, Tailândia, Vietnã e EUA[1]. Lançado em 2012, o aplicativo gratuito conta agora com mais de 63 milhões de usuários ao redor do mundo. Blued está disponível no Android e no iOS [2]. Seus recursos incluem perfis verificados, lives, uma linha do tempo e conversas em grupo.

História[editar | editar código-fonte]

Por 12 anos, Geng Le (também conhecido como Ma Baoli), um policial casado no norte da China, secretamente dirigiu o Danlan.org, um site para gays. Em 2012, quando seus superiores descobriram o site, Geng Le perdeu sua família e emprego. Comprometido com a legitimação das relações entre pessoas do mesmo sexo na China, ele criou o Blued, o primeiro aplicativo de rede social gay.

Em 9 anos, o Blued se tornou a maior rede social gay do mundo, com mais de 54 milhões de usuários registrados[3] [2].

Comentando sobre a parceria global entre Blued e Hornet, o presidente da Hornet, Sean Howell, declarou: “Os aplicativos gays evoluíram ao longo dos últimos anos para envolver mais plenamente os usuários, que exigem uma experiência móvel mais rica”[4] [5].

A BlueCity, empresa-mãe do Blued, foi listada NASDAQ[6] [7]em julho de 2020, tornando-se a primeira empresa de rede social pública com foco no público LGBTQIA +. Seu IPO arrecadou um total de US $ 84,8 milhões.

Características[editar | editar código-fonte]

Live – Lives são tendências em toda a internet. O Blued oferece aos usuários a capacidade de estar ao vivo dentro de uma comunidade de colegas e mostrar como é a vida ao seu redor. Todos os usuários têm a oportunidade de participar e criar sua comunidade de seguidores ou até mesmo de fãs. As lives  são monitoradas 24 horas por dia para incentivar e entregar uma experiência positiva e divertida. Há também a opção  de “Live Privada”, também monitorada.

Grade – Uma grade que exibe os perfis tendências da sua região, perfis próximos e perfis online. Você pode seguir esses perfis ou começar uma conversa direta. Os filtros estão disponíveis para que os usuários consigam selecionar e encontrar mais facilmente o seu desejo de busca.

Grupos[8] – As conversas em grupo estão disponíveis para os usuários participarem, dependendo de seus interesses. Muitas reuniões são organizadas e tópicos quentes são discutidos diariamente. Além disso, os usuários podem compartilhar fotos, vídeos e mensagens de áudio.

Quick Chat – Chamadas aleatórias de vídeo, disponível para os usuários criarem o primeiro contato visual. Você pode ter contato com pessoas próximas de você ou de outros países.

Chat de Voz – Sala de bate-papo por áudio, dividido por idioma. Crie ou entre em salas para conversar ou apenas ficar como espectador. Espectadores podem participar escrevendo.

Múltiplo login – a conta Blued pode ser acessada pelo Twitter, Facebook, Google, número de celular, ID Blued e conta de e-mail.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Contributor, G. S. N. (21 de dezembro de 2016). «Finally – social app Blued's beta version has reached the UK». Gay Star News (em inglês). Consultado em 18 de março de 2021 
  2. a b «Blued». www.blued.com. Consultado em 18 de março de 2021 
  3. Hernández, Javier C. (16 de dezembro de 2016). «Building a Community, and an Empire, With a Gay Dating App in China (Published 2016)». The New York Times (em inglês). ISSN 0362-4331. Consultado em 18 de março de 2021 
  4. «Gay dating apps Hornet and Blued enter global partnership». PinkNews - Gay news, reviews and comment from the world's most read lesbian, gay, bisexual, and trans news service (em inglês). 18 de dezembro de 2016. Consultado em 18 de março de 2021 
  5. «Hornet and Blued, Enter Into First Global Cooperation». About Hornet (em inglês). 16 de dezembro de 2016. Consultado em 18 de março de 2021 
  6. News, Nasdaq (16 de setembro de 2020). «Blued introduces "community" feature to its China-edition app». Nasdaq News. Consultado em 18 de março de 2021 
  7. News, Nasdaq (16 de junho de 2020). «China's Blued gay dating app owner plans Nasdaq IPO». Nasdaq News. Consultado em 18 de março de 2021 
  8. «‎Blued: Meet & date cute guys». App Store. Consultado em 18 de março de 2021 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]