Bobby Ryan

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bobby Ryan
Bobby Ryan
Informações pessoais
Nome completo Bobby Shane Stevenson
Modalidade Hóquei no gelo
Nascimento 17 de março de 1987 (37 anos)
Cherry Hill, Nova Jérsei
Nacionalidade Estados Unidos estadunidense
Nível Profissional
Clube Ottawa Senators
Medalhas
Jogos Olímpicos de Inverno
Prata Vancouver 2010 Equipe

Bobby Shane Stevenson, mais conhecido como Bobby Ryan (Cherry Hill, Nova Jersey, 17 de março de 1987), é um jogador profissional de hóquei no gelo estadunidense que atua na posição de ponta direita pelo Ottawa Senators, da NHL.

Bobby Ryan foi a segunda escolha geral do recrutamento de 2005 da NHL, logo atrás de Sidney Crosby. Em suas temporadas amadoras, Ryan venceu campeonatos nacionais menores, jogando pela equipe infantil Los Angeles Junior Kings e participou do programa de treinos com a Seleção Sub-18 dos Estados Unidos. Apesar deste breve sucesso, Ryan não pretendia jogar pelas ligas juvenis maiores, até ser selecionado pelo Owen Sound Attack, da OHL, em 2003, e ser convencido pela diretoria do clube a continuar sua carreira. Em sua temporada de estreia na OHL, Ryan marcou 39 pontos. Na temporada seguinte foram 89 pontos e o recrutamento da NHL pelo então Mighty Ducks of Anaheim.

Após o recrutamento Ryan atuou pelo Owen Sound por mais duas temporadas, até ser chamado para o Portland Pirates, à época filiado dos Ducks na AHL. Ryan fez sua estreia na NHL na temporada seguinte, fazendo suas primeiras partidas pelo Anaheim Ducks e marcando seu primeiro gol contra o Los Angeles Kings, na O2 Arena, em Londres, Inglaterra, como parte do programa promocional da NHL que vem levando jogos da temporada regular para território europeu. No entanto, Ryan teve poucas oportunidades, sendo mandado de volta para o Portland Pirates e voltando aos Ducks apenas para substituir Corey Perry, que sofrera uma lesão na perna.

Ryan começou a temporada 2008-09 atuando pelo Iowa Chops, o novo filiado dos Ducks na AHL, devido a restrições do teto salarial do time principal na NHL. Durante a temporada regular, Ryan foi chamado de volta aos Ducks, marcou um hat trick contra o Los Angeles Kings e garantiu seu lugar no time principal. Após o dia-limite de trocas, Ryan trocou o número de sua camisa de #54 para #9, o mesmo que ele usava em seus anos de juvenil e a mesma utilizada por Paul Kariya, primeiro jogador selecionado pelo Mighty Ducks of Anaheim em sua história, como a 4ª escolha geral do recrutamento de 1993. Bobby Ryan quebrou o recorde de pontos de um calouro no Anaheim Ducks e, de quebra, concorreu ao Troféu Memorial Calder, dado ao calouro do ano, perdendo para o goleiro Steve Mason, do Columbus Blue Jackets.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Bobby Ryan