Branislav Mihajlovic

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Branislav Mihajlović (14 de Junho de 1961, Belgrado, Jugoslávia) é um artista plástico português de origem sérvia.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Branislav Mihajlović
Nascimento 14 de junho de 1961
Belgrado, Sérvia
Residência Cascais, Portugal

Branislav nasceu em Belgrado, Jugoslávia em 1961, numa família artística (o seu pai Dragoslav Mihajlović é escritor e a sua irmã Milica Mihajlović é atriz de teatro e cinema)[1].

Desde cedo começou a desenhar e a pintar e participou em várias exposições de desenhos infantis onde foi premiado várias vezes[2].

Frequentou o curso de pintura na Escola Superior de Belas Artes de Belgrado de 1981 a 1987 onde obteve um Mestrado em Pintura em 1989. No final desse ano, mudou-se para a Holanda, e passou os dois anos seguintes na rota Amesterdão - Belgrado - Poreč. Com o início das guerras civis na Jugoslávia, a sua situação financeira e legal deteriorou-se e teve de regressar a Belgrado.

No Verão de 1992, encontrou-se em Portugal e decidiu estabelecer-se permanentemente em Cascais, onde ainda vive com a sua família[3].

Desde então fez mais de noventa exposições individuais e tem mais de trezentas participações em colectivas, salões e feiras de arte em Portugal, Sérvia, Holanda e Espanha[4]. As suas obras estão presentes em colecções privadas e públicas. Foi galardoado várias vezes pelo seu trabalho em Portugal, S. Paulo, Nova Deli e Belgrado[5].

Referências

  1. «Artland - Discover and Buy Art Online». www.artland.com (em inglês). Consultado em 5 de dezembro de 2021 
  2. Galeria "O Rastro" (18 de novembro de 2017). «Catálogo» (PDF). Catálogo, Galeria "O Rastro". Consultado em 5 de dezembro de 2021 
  3. Movimento Arte Contemporânea (2 de maio de 2019). «Catálogo» (PDF). Catálogo - Movimento Arte Contemporânea. Consultado em 5 de dezembro de 2021 
  4. «Galeria São Mamede - ARTISTAS». saomamede.com. Consultado em 5 de dezembro de 2021 
  5. «CPS / Artistas/ Branislav Mihajlovic». www.cps.pt. Consultado em 5 de dezembro de 2021