Brassaget

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
BrassagetCombatente Militar
Morte 18 de fevereiro de 1834
Santarém, Reino de Portugal
Serviço militar
Serviço Exército Português
Anos de serviço ????–???? ()
1833–1865 ()
Patente Major (????)

Brigadeiro (????)

Oficial (????)
Conflitos Guerra Civil Portuguesa

'Brassaget foi um oficial francês do exército miguelista. O seu nome surge por vezes erradamente grafado em textos coevos como "Bressaget".

História[editar | editar código-fonte]

Chegado a Portugal no início do Verão de 1833, integrado no séquito de oficiais que acompanhava o General Conde de Bourmont, foi sendo promovido de major a brigadeiro graças à bravura demonstrada em várias ocasiões, nomeadamente no Cerco do Porto e na tentativa falhada de reconquista de Lisboa por parte das tropas miguelistas.[1]

Destacou-se igualmente em Pernes, onde a sua acção e atitude destemida contribuíram para minorar os efeitos da derrota sofrida pelos legitimistas.

Morreu heroicamente na Batalha de Almoster (18 de Fevereiro de 1834) quando seguia à cabeça da sua brigada na carga ascendente sobre o inimigo, minutos depois de assumir o comando dessa mesma carga em substituição do General Santa Clara, entretanto caído.

Trata-se porventura do caso de mais rápida ascensão registado até hoje no exército português, já que, em menos de um ano, este oficial passou de major de ordenanças a brigadeiro.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.