Breda Mod. 35

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Breda Mod.35
Tipo Granada de mão ofensiva
Local de origem  Reino da Itália
História operacional
Em serviço 1935–1945
Utilizadores Exército Real Italiano
Histórico de produção
Fabricante Breda Meccanica Bresciana
Variantes Breda Mod. 40
Especificações
Peso 200 g
Altura 96 mm
Diâmetro 58 mm
Carga explosiva Trinitrotolueno (TNT) ou dinitronaftaleno
Peso da carga
explosiva
63 g
Detonador Percussão no impacto

A Mod Breda. 35 é uma granada de mão emitida para o Exército Real Italiano durante a Segunda Guerra Mundial.

Descrição[editar | editar código-fonte]

Pôsta em serviço em 1935, a Breda Mod. 35, juntamente com a SRCM Mod. 35 e a OTO Mod. 35 representaram a nova geração de granadas de mão com as quais o Exército Real Italiano enfrentou a Segunda Guerra Mundial. É uma granada de mão do tipo ofensiva, composta por corpo cilíndrico de alumínio com as duas extremidades em formato de tronco cônico, pintada de vermelho e carregada com 63 g de TNT-dinitronaftaleno que no momento da explosão projeta estilhaços num raio de 10 m. O dispositivo consiste no transportador de carga, no detonador, na cápsula e no transportador de agulha. Possui dois dispositivos de segurança, um comum composto por uma aba de borracha fixada em uma placa com duas ramificações, e um automático composto por tampa, barra transversal e atraso de fita de latão.

No momento do uso a segurança comum é virada e a granada lançada, a tampa é invertida causando o desenrolamento da fita de atraso, arrastando finalmente a barra transversal para a segurança. Neste momento a bomba está pronta para explodir, assim que a colisão com o solo superar a resistência da mola antagonista, provoca o avanço do pino que atinge a cápsula, desencadeando a explosão.

Versões[editar | editar código-fonte]

  • "guerra": carcaça vermelha.
  • "inerte": polida.
  • "carga reduzida para treinamento": branca com listra vermelha.
  • Breda Mod. 40: diferiu da Mod. 35 para a carga explosiva que é constituída por explosivo autárquico à base de nitrato de amônio, sendo muito higroscópico, está contida em um porta-carga estanque.[1]
  • Breda Mod. 40: (não confundir com a anterior) é constituída por uma Mod. 35 normal montada em cima de um cabo de madeira ou baquelite, no estilo das bombas alemãs. O comprimento total da bomba passa então para 241 mm. A trava da tampa é substituída por um balde que, ao soltar a alça, é liberado por uma mola e lançado no ar. A carcaça da bomba finalmente é feita de aço em vez de alumínio. A partir desta versão foi desenvolvida a Breda Mod. 42 anti-tanque.

Referências

  1. «Bomba a mano Breda Mod. 35». regioesercito.it 

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Armi della fanteria italiana nella seconda guerra mondiale by Nicola Pignato, Albertelli, 1971
  • Le armi e le artiglierie in servizio by F. Grandi, 1938.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]