Brehms Tierleben

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Maio de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Frontespício de um dos volumes da segunda edição reimpressa

Brehms Tierleben é um livro de referência, publicado pela primeira vez nos anos 1860s, tornando o seu autor, Alfred Edmund Brehm, amplamente conhecido.

Como escritor freelancer, Alfred Brehm escrevia ensaios e histórias de viagens para revistas científicas populares. Devido ao seu sucesso nessa função, foi incumbido de escrever uma enciclopédia zoológica com 10 volumes.

Viagens à Abissínia, Escandinávia e Sibéria, interromperam mas ao mesmo tempo enriqueceram o trabalho. Os primeiros seis volumes da enciclopédia, publicadas com o título Illustrirtes Thierleben, apareceram entre 1864 e 1869, editados pelo Bibliographisches Institut sob direcção de Herrmann Julius Meyer. As ilustrações estavam sob direcção de Robert Kretschmer (18181872).

A segunda edição, composta por dez volumes publicados entre 1876 to 1879, já tinha a denominação de Brehms Thierleben. O título e a obra em si, ainda hoje é amplamente (re)conhecida, embora a ciência tenha ido muito além do que que é exposto na obra. Uma das mudanças na segunda edição foi a enclusão de novas ilustrações por Gustav Mützel e outros. A segunda edição foi reimpressa entre 1882 e 1884, e uma terceira edição publicada entre 1890 e 1893. A obra foi traduzida para várias línguas. Novas edições continuaram a ser lançada, até ao século XX, especialmente sob a forma de obras em um único volume.

Edições online[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Brehms Tierleben