Brendan Eich

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Brendan Eich
Nascimento 1961
Pittsburgh, Pennsylvania
Ocupação CTO, Mozilla Corporation

Brendan Eich (play /ˈk/; nascido em 1961)[1] é um programador de computadores americano e criador da linguagem de programação JavaScript. Ex-chefe do escritório de tecnologia na Mozilla Corporation.

Educação[editar | editar código-fonte]

Brendan Eich conseguiu seu bacharelado em matemática e ciência da computação pela Santa Clara University.[1] Conseguiu seu diploma de mestrado em 1986 pela University of Illinois at Urbana-Champaign.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Eich iniciou sua carreira na Silicon Graphics, trabalhando por sete anos em sistemas operacionais e sistemas de rede.[2] Depois trabalhou por três anos na MicroUnity Systems Engineering escrevendo microkernels e código para DSPs, bolando a primeira portagem do compilador GCC para MIPS R4000.[2]

Eich é melhor conhecido por seu trabalho na Netscape e na Mozilla. Começou a trabalhar na Netscape Communications Corporation em Abril de 1995, trabalhando no JavaScript (originalmente chamado de Mocha, depois LiveScript) para o navegador web Netscape Navigator.[3]

Logo então ajudou a fundar a mozilla.org em 1998, atuando como arquiteto chefe. Quando a AOL desativou a divisão para o navegador Netscape em Julho de 2003, Eich ajudou a fomentar a Mozilla Foundation.

Em Agosto de 2005, após atuar como líder de tecnologia e como membro do quadro de diretores da Mozilla Foundation, Eich tornou-se CTO da recém-fundada Mozilla Corporation.[4]

Atividades políticas[editar | editar código-fonte]

Eich doou US$1,000 em 2008 para a campanha de suporte à California Proposition 8, gravada em um banco de dados público com o nome Mozilla como seu empregador,[5] e muitas pessoas comentaram sobre a doação no Twitter em Março de 2012.[6]

Referências

  1. a b Steve Lohr (1996-09-09). «Part Artist, Part Hacker And Full-Time Programmer» New York Times [S.l.] 
  2. a b Brendan Eich and JavaScript (about.com)
  3. «JavaScript: General introduction». Consultado em 2011-02-12. «Originalmente a linguagem se chamaria Live Script, mas quando estava para ser lançada a linguagem Java tornou-se imensamente popular. No último minuto a Netscape mudou o nome da linguagem para “JavaScript”. Isto foi feito puramente por razões de marketing. Pra piorar, mandaram Eich "fazer a linguagem se parecer com Java"» 
  4. «Mozilla Foundation Forms New Organization to Further the Creation of Free, Open Source Internet Software, Including the Award-Winning Mozilla Firefox Browser». Mozilla Foundation. 2005-08-03. Consultado em 2011-02-12. «Brendan Eich, co-fundador e líder técnico de longa data do projeto Mozilla, irá se tornar CTO da Mozilla Corporation.» 
  5. Los Angeles Times [S.l.: s.n.] http://projects.latimes.com/prop8/donation/8930/.  Falta o |titulo= (Ajuda)
  6. Netburn, Deborah (2012-04-04). «Brendan Eich's Prop. 8 contribution gets Twittersphere buzzing» LA Times [S.l.] Consultado em 2012-04-17.