Brooklyn Nine-Nine (5.ª temporada)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Brooklyn Nine-Nine
5.ª temporada
Brooklyn Nine-Nine (5.ª temporada)
Pôster promocional
Informações
Elenco
País de origem Estados Unidos
N.º de episódios 22
Transmissão
Emissora
original
Fox
Exibição
original
26 de setembro de 2017 (2017-09-26) – 20 de maio de 2018 (2018-05-20)
Cronologia das temporadas
Anterior Próxima
4.ª temporada 6.ª temporada
Lista de episódios de Brooklyn Nine-Nine

A quinta temporada do sitcom de televisão Brooklyn Nine-Nine estreou em 26 de setembro de 2017 na Fox. É a última temporada exibida na Fox, pois a série foi cancelada em 10 de maio de 2018.[1] A NBC comprou os direitos para a sexta temporada em 11 de maio de 2018.[2]

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Jake e Rosa se ajustam à prisão perpétua antes que a 99 possa prender Melanie Hawkins quando Holt é forçado a fazer um acordo com o mafioso local Seamus Murphy. Após a soltura, Jake percebe que não está pronto para voltar a campo imediatamente e Rosa termina com Adrian. Durante o quinto assalto anual do Halloween, Jake pede Amy em casamento e eles ficam noivos. A delegacia faz uma viagem a Los Angeles para o funeral do capitão anterior da 99. O capitão Holt está sendo ameaçado por Murphy. Rosa se assume como bissexual. Gina retorna à 99 depois de passar meses em licença maternidade. Embora a equipe encontre com sucesso uma brecha que permita que Holt mantenha seu acordo com Murphy sem comprometer seu código moral, Murphy descobre seu ardil e ameaça a vida de Kevin.

Kevin é forçado a permanecer em uma casa segura com Jake por dois meses para evitar a detecção de Murphy. Depois que a 99 localiza com sucesso o esconderijo de Murphy, Kevin derruba Murphy e o mafioso e seus homens são presos com sucesso. Charles tenta administrar seu próprio negócio de food truck. Amy passa no exame do sargento. Depois que seus planos de casamento se separam de uma ameaça de bomba, Jake e Amy se casam fora da delegacia. A temporada termina na festa depois do casamento, onde a equipe não tem certeza se Holt ganhou o título de Comissário ou não.

Elenco e personagens[editar | editar código-fonte]

Episódios[editar | editar código-fonte]

N.º na
série
N.º na
temp.
TítuloDirigido porEscrito porExibição originalCód. de
produção
Audiência Estados Unidos
(milhões)
911 "The Big House: Part 1" Tristram ShapeeroLuke Del Tredici26 de setembro de 2017 (2017-09-26)5012.00[3]
Jake e Rosa estão na prisão há alguns meses, com Jake tendo que lidar com seu amável companheiro de cela canibal assassino em massa, e Rosa fazendo o que for preciso para se estabelecer como alguém a quem não se deve mexer. Jake acaba sendo colocado na população em geral após contrabandear "sopas de rua" para uma gangue temida liderada por Romero, e Holt e Terry lutam para preencher uma lista muito longa de pedidos de ajuda de Rosa. Amy e Boyle sentem muita falta de Jake, e Gina está de licença maternidade. 
922 "The Big House: Part 2" Michael McDonaldJustin Noble3 de outubro de 2017 (2017-10-03)5021.74[4]
Jake assume uma perigosa missão secreta a mando do diretor, mas parece que ele vai acabar sendo morto por Romero, não importa o que aconteça. O esquadrão tenta descobrir como provar que a tenente Hawkins estava por trás dos roubos pelos quais ela acusou Jake e Rosa. Uma operação para invadir seu telefone é uma opção, mas uma mais viável e muito mais perigosa envolve um chefe da máfia odioso de Hawkins chamado Seamus Murphy, que dará a Amy as informações para limpar Jake e Rosa. Quando a operação falha, Holt secretamente obtém as informações de Murphy, resultando na liberdade de Jake e Rosa à custa de um favor que Holt deve a Murphy no futuro. 
933 "Kicks" Eric AppelAndrew Guest10 de outubro de 2017 (2017-10-10)5031.68[5]
Jake deve passar por uma avaliação oficial realizada por Holt para voltar ao campo após seu encarceramento. Quando Jake começa a duvidar de suas escolhas após o principal suspeito alegar inocência, ele vê isso como uma fraqueza, mas Holt vê como uma força. Enquanto isso, Rosa recebe a ajuda de Amy e Terry para descobrir se Pimento está traindo ela. Apesar de se provar inocente, Rosa decide terminar com ele depois de perceber que ela se sentiria aliviada se ele fosse pego. 
944 "HalloVeen" Jamie BabbitDan Goor17 de outubro de 2017 (2017-10-17)5041.69[6]
No quinto assalto anual do Dia das Bruxas, todos os membros da equipe tentam capturar o campeão cummerbund. Charles, Rosa e Terry se unem para formar "The Tramps", pois nenhum deles ganhou o assalto ainda. Amy descobre o plano de Jake e encontra o cummerbund; mas é revelado que Jake mudou a inscrição no cinto de "incrível humano/gênio" para "Amy Santiago, quer se casar comigo?" Amy aceita a proposta de Jake e os dois ficam noivos. Enquanto ele está feliz por eles, o capitão Holt está um pouco chateado pelo fato de que ninguém ganhou tecnicamente o assalto, já que Jake mudou o cinto. 
955 "Bad Beat" Kat CoiroCarol Kolb7 de novembro de 2017 (2017-11-07)5051.50[7]
Jake e Terry propõem se juntar a um ringue de apostas clandestino para pegar um criminoso. No entanto, no processo, o capitão Holt recai sobre seu antigo vício em jogos de azar. Charles está planejando um novo empreendimento de food truck e se envolve com Amy como investidora, apenas para depois dizer a ela que o caminhão que ele comprou foi palco de um assassinato notório. Rosa aceita o desafio de Hitchcock e Scully quando dizem que ela não pode ficar sentada o dia inteiro como eles. 
966 "The Venue" Cortney CarrilloMatt Lawton14 de novembro de 2017 (2017-11-14)5061.65[8]
Jake e Amy encontram uma mansão que é o local perfeito para o casamento, apenas para ser arrebatada no último segundo pelo "The Vulture", que também planeja se casar no mesmo dia com uma mulher chamada Jean Munhroe. Depois de descobrir que a noiva dele é uma trabalhadora caritativa e que Vulture provavelmente a trai, eles discutem se querem o local ou salvarem Jean do casamento. Charles e Rosa localizam e resgatam o sargento Peanut Butter, a quem Charles ainda inveja por roubar seu momento quando recebeu sua Medalha da Bravura. Para grande consternação de Charles, Manteiga de Amendoim recebe o crédito pelo resgate, apesar de Charles ter salvado sua vida. 
977 "Two Turkeys" Alex ReidDavid Phillips21 de novembro de 2017 (2017-11-21)5071.66[9]
Jake e Amy tentam fazer os pais se relacionarem durante o jantar de Ação de Graças, mas o primeiro feriado juntos em família não vai bem. No entanto, uma lesão inesperada faz com que ambos os pais reexaminem seus sentimentos um pelo outro. Em outros lugares, a torta de Ação de Graças de Holt e do marido Kevin desaparece, e Holt suspeita que Rosa, Boyle ou Terry podem ter levado a torta. Depois de interrogá-los sem sorte, Holt pede a ajuda de Hitchcock e Scully para descobrir o culpado e encontrar a torta. 
988 "Return to Skyfire" Linda MendozaNeil Campbell28 de novembro de 2017 (2017-11-28)5081.73[10]
O autor de Skyfire, DC Parlov, retorna à delegacia depois que o último manuscrito de seu próximo livro foi roubado. Jake, Terry e Rosa vão a uma convenção para investigar e descobrir que o rival de Parlov, Landon Lawson, também teve seu manuscrito roubado. Enquanto os dois autores se acusam de roubar o trabalho um do outro, Terry revela a Jake que ele está escrevendo um romance de fantasia. Jake incentiva Terry a mostrar seu manuscrito para Parlov, apenas para descobrir que a história é terrível. De volta à delegacia, Holt, Amy e Charles fazem um curso forense e lutam para manter a boca de Charles calada. 
999 "99" Payman BenzAndy Bobrow5 de dezembro de 2017 (2017-12-05)5091.94[11]
Enquanto está em um funeral em Los Angeles do ex-chefe de polícia, o capitão Holt descobre que ele está na corrida para ser comissário. Depois de enfrentar muitas dificuldades, como perder o voo e explodir o trailer, Jake e a equipe precisam encontrar uma maneira de ir de Los Angeles a Nova York a tempo da entrevista de Holt. Jake descobre que Holt estava sabotando a viagem propositadamente devido ao seu compromisso com Murphy, mas o esquadrão promete encontrar uma maneira de resolver o problema de Holt e levá-lo para a entrevista a tempo. Durante a viagem, Amy tenta agir com menos seriedade, Terry se irrita por perder seu voo de primeira classe, e Charles descobre que Rosa é bissexual. 
10010 "Game Night" Tristram ShapeeroJustin Noble & Carly Hallam Tosh12 de dezembro de 2017 (2017-12-12)5101.81[12]
Depois que Rosa revela que é bissexual para seus colegas, ela procura a ajuda de Jake para contar as notícias aos pais durante um jantar com eles. Embora ela inicialmente finja que está namorando Jake durante o jantar, ela sai e convida Jake para se juntar à sua família na Game Night, onde ela descobre o quanto seus pais estão dispostos a aceitar a mudança. Enquanto isso, a delegacia pede ajuda a Gina quando a divisão de crimes cibernéticos está consumindo toda a banda larga, resultando em internet lenta. Depois que Gina os ajuda, ela revela que planeja deixar a 99 para seguir uma carreira em empreendedorismo. No entanto, depois de ser tocada pelas despedidas de Amy e Charles, ela decide voltar para a delegacia enquanto continua a trabalhar em seus negócios paralelos. 
10111 "The Favor" Victor Nelli Jr.Aeysha Carr12 de dezembro de 2017 (2017-12-12)5111.81[12]
Seamus Murphy finalmente pede seu favor a Holt: Solicitar uma permissão para uma festa do bloco que encobrirá seu próximo crime. Jake e Charles se disfarçam e fazem amizade com o sobrinho estúpido de Seamus, Kyle, para descobrir o que os Murphys estão planejando e impedir. Amy e Rosa tentam solicitar uma permissão para a festa do bairro, mas são rejeitadas. Depois que a 99 descobre o plano de Seamus, eles conseguem frustrar o roubo planejado, garantindo que Holt mantenha seu fim da barganha. Quando eles prendem Kyle para protegê-lo da ira de seu tio, Seamus descobre o ardil e ameaça a vida de Kevin. 
10212 "Safe House" Nisha GanatraAndy Gosche18 de março de 2018 (2018-03-18)5121.92[13]
Kevin e Jake são forçados a ficar em um esconderijo por dois meses para evitar serem pegos por Seamus Murphy e seus homens, com fortes restrições impostas por Holt. Jake começa a se preocupar quando o excesso de proteção de Holt começa a prejudicar o casamento dele e de Kevin. A 99 tenta rastrear Murphy. Rosa vai a um salão de cabeleireiro e é forçada a conversar e trocar de cabelo para obter informações da namorada de Murphy. Amy, Terry e Scully vasculham uma sala cheia de documentos rasgados para localizar Murphy. 
10313 "The Negotiation" Linda MendozaPhil Augusta Jackson25 de março de 2018 (2018-03-25)5131.83[14]
Jake é solicitado a atuar como negociador de uma situação de refém em uma joalheria, apenas para descobrir que é uma armação de Doug Judy, que pede sua ajuda para derrubar um criminoso perigoso para resgatar a mãe de Judy. Amy e Gina tentam ajudar Charles com seu novo food truck, pois o estresse de seus novos negócios e atitude perfeccionista parece estar chegando até ele. Quando um membro do comitê de seleção do comissário de polícia decide entrevistar Hitchcock sobre as qualidades de Holt, Holt e Terry o treinam para ser menos nojento e mais profissional. 
10414 "The Box" Claire ScanlonLuke Del Tredici1 de abril de 2018 (2018-04-01)5161.78[15]
Jake e Holt passam a noite interrogando o dentista Phillip Davidson para determinar se ele assassinou seu parceiro. A tarefa é difícil, pois Davidson parece defender todas as suas acusações e estratégias, deixando Jake a tomar medidas drásticas. 
10515 "The Puzzle Master" Akiva SchafferLang Fisher8 de abril de 2018 (2018-04-08)5141.74[16]
Depois que Amy passa no exame de sargento, Jake tenta tornar seu último caso memorável, escolhendo uma investigação de uma série de criminosos conectados ao autor favorito de Amy, Vin Stermly. Quando Vin se junta a eles no caso e impressiona Amy com seu intelecto e aparência, Jake fica com ciúmes. Holt e Gina enfrentam a competição pelo Comissário de Polícia e são intimidados por uma jovem mulher em fuga. 
10616 "NutriBoom" Trent O'DonnellDavid Phillips15 de abril de 2018 (2018-04-15)5151.79[17]
Quando o esquema em pirâmide da NutriBoom se recusa a deixar Jake sair fácil depois que ele quer cancelar o contrato que assinou no "HalloVeen", ele e Charles tentam derrubar a organização por dentro, investigando o passado sombrio da empresa. Enquanto isso, o primeiro dia de Amy como sargento se torna estressante quando ela tem que lidar com um super otimista que se comporta de maneira semelhante a ela. 
10717 "DFW" Jaffar MahmoodJeff Topolski15 de abril de 2018 (2018-04-15)5181.48[17]
A meia-irmã caótica de Jake, Katie, vem visitá-lo por alguns dias após um término difícil. Quando ela pensa em se mudar para Nova York para morar com Amy e ele, os dois tentam descobrir uma maneira de fazê-la voltar para Dallas. Terry se machuca depois de praticar ioga com Charles e fica preso no quarto de dormir de Hitchcock e Scully. Gina tenta marcar um encontro para Rosa. 
10818 "Gray Star Mutual" Giovani LampassiJessica Polonsky22 de abril de 2018 (2018-04-22)5171.77[18]
Pimento volta para ajudar Jake e Charles a descobrir quem queimou o food truck de Charles. No entanto, quando ele descobre quantos eventos perdeu na 99, ele se vira contra eles. Amy acha que comprar seu vestido de noiva a faria parecer fraca para seus subordinados, então Rosa a ajuda a escolher o vestido certo, enquanto instila uma sensação de confiança nela. Terry e Gina tentam fazer Holt criar uma conta no Twitter para aumentar sua presença nas mídias sociais. 
10919 "Bachelor/ette Party" Beth McCarthy MillerCarly Hallam Tosh29 de abril de 2018 (2018-04-29)5191.97[19]
Charles planeja uma caçada excessivamente elaborada para a despedida de solteiro de Jake. Não querendo passar horas tentando, Jake, Holt e Terry vão a um restaurante e tentam pular para o final da caçada, apenas para sofrer as consequências. Na festa de despedida de Amy, Amy descobre que Jake contratou uma banda, cujo membro principal ela namorou (e ainda está apaixonada por ela), para se apresentar no casamento. Ela e as damas de honra tentam cancelar a aparição da banda. 
11020 "Show Me Going" Maggie CareyPhil Augusta Jackson6 de maio de 2018 (2018-05-06)5201.67[20]
Quando as notícias de um atirador ativo em Brooklyn Heights chegam à delegacia, eles descobrem que Rosa está perto do local e está indo ajudar. Quando ouvem isso, o esquadrão, incapaz de ir sozinho, teme desesperadamente por sua segurança. Sentindo-se impotente, Jake desesperadamente pensa em maneiras de oferecer sua ajuda, apenas para ser dispensado por Holt. Enquanto isso, Terry enfrenta uma crise existencial, e Gina e Amy tentam se tornar úteis consertando o banheiro quebrado de Rosa. 
11121 "White Whale" Matthew NodellaMatt Lawton & Carol Kolb13 de maio de 2018 (2018-05-13)5211.75[21]
Rosa e Amy se unem para derrubar seu suspeito de "baleia branca" - um assassino implacável que conseguiu iludi-los por sete anos - enquanto Terry ajuda Jake a lidar com suas tarefas de planejamento de casamento, como escolher a cor apropriada do guardanapo. Em outros lugares, o capitão Holt e sua rival, Olivia Crawford, tentam se convencer a deixar a campanha pelo Comissário 
11222 "Jake & Amy" Dan GoorDan Goor & Luke Del Tredici20 de maio de 2018 (2018-05-20)5221.79[22]
Os planos do casamento de Jake e Amy começam a desmoronar quando alguém ameaça o casamento com uma bomba. Jake, Amy e Charles descobrem que o culpado era um criminoso que Amy prendeu no passado que plantou uma bomba nos respiradouros depois de ver o casamento anunciado no jornal por Charles. Charles se redime organizando o casamento fora da delegacia, onde Jake e Amy se casam. Enquanto conserta o véu de Amy, Terry e Rosa encontram um motorista de táxi chamado Alicia, com quem Terry tenta ligar Rosa. Holt recebe um e-mail informando se ele foi nomeado comissário com sucesso e evita lê-lo por medo. Na festa depois do casamento, Holt finalmente lê, mas sua expressão facial neutra deixa o esquadrão inseguro quanto ao resultado. 

Recepção[editar | editar código-fonte]

Resposta da crítica[editar | editar código-fonte]

O site agregador de análises Rotten Tomatoes registra uma classificação de aprovação de 100%, com uma pontuação média de 8,33/10, com base em 13 avaliações.[23]

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Prêmio Data da cerimônia Categoria Nomeados Resultado Ref.
MPSE Golden Reel Awards 28 de fevereiro de 2018 Conquista de coordenação em edição de som – Ato real com menos de 30 minutos Brooklyn Nine-Nine (Episódio: "The Fugitive") Indicado
GLAAD Media Awards 12 de abril de 2018 Melhor Série de Comédia Brooklyn Nine-Nine Venceu [24]
Black Reel Awards para Televisão 3 de agosto de 2018 Melhor Ator Coadjuvante em Série de Comédia Terry Crews Indicado
Teen Choice Awards 12 de agosto 2018 Ator Choice TV: Comédia Andy Samberg Indicado
Imagen Awards 25 de agosto de 2018 Melhor Programa de Televisão Primetime - Comédia Brooklyn Nine-Nine Indicado
Melhor Atriz Coadjuvante - Televisão Stephanie Beatriz Venceu
Gold Derby Awards 6 de setembro de 2018 Melhor Ator em Série de Comédia Andy Samberg Indicado
Melhor Ator Convidado em Série de Comédia Sterling K. Brown Indicado

Audiência[editar | editar código-fonte]

Título Exibição original Rating/share
(18–49)
Audiência
(em milhões)
DVR
(18–49)
Audiência em DVR
(milhões)
Total
(18–49)
Audiência total
(em milhões)
1 "The Big House Pt. 1" 26 de setembro de 2017 0.7/3 2.00[3] 0.7 1.24 1.4 3.24[25]
2 "The Big House Pt. 2" 3 de outubro de 2017 0.6/2 1.74[4] 0.7 1.24 1.3 2.98[26]
3 "Kicks" 10 de outubro de 2017 0.7/3 1.68[5] 0.6 1.19 1.3 2.87[27]
4 "HalloVeen" 17 de outubro de 2017 0.6/2 1.69[6] 0.7 1.21 1.3 2.90[28]
5 "Bad Beat" 7 de novembro de 2017 0.6/2 1.50[7] 0.7 1.29 1.3 2.78[29]
6 "The Venue" 14 de novembro de 2017 0.6/2 1.65[8] 0.6 1.14 1.2 2.78[30]
7 "Two Turkeys" 21 de novembro de 2017 0.6/2 1.66[9] 0.7 1.34 1.3 3.00[31]
8 "Return to Skyfire" 28 de novembro de 2017 0.7/3 1.73[10] 0.6 1.16 1.3 2.89[32]
9 "99" 5 de dezembro de 2017 0.7/3 1.94[11] 0.6 1.15 1.3 3.09[33]
10 "Game Night" 12 de dezembro de 2017 0.7/3 1.81[12] por determinar por determinar por determinar por determinar
11 "The Favor" 12 de dezembro de 2017 0.7/3 1.81[12] por determinar por determinar por determinar por determinar
12 "Safe House" 18 de março de 2018 0.9/4 1.92[13] 0.6 por determinar 1.5 por determinar
13 "The Negotiation" 25 de março 2018 0.9/4 1.83[14] por determinar 0.94 por determinar 2.78[34]
14 "The Box" 1 de abril de 2018 0.8/3 1.78[15] por determinar 1.04 por determinar 2.82[35]
15 "The Puzzle Master" 8 de abril de 2018 0.8/3 1.74[16] por determinar por determinar por determinar por determinar
16 "NutriBoom" 15 de abril de 2018 0.8/3 1.79[17] por determinar por determinar por determinar por determinar
17 "DFW" 15 de abril de 2018 0.7/3 1.48[17] por determinar por determinar por determinar por determinar
18 "Gray Star Mutual" 22 de abril de 2018 0.8/3 1.77[18] por determinar por determinar por determinar por determinar
19 "Bachelor/ette Party" 29 de abril de 2018 0.9/4 1.97[19] por determinar por determinar por determinar por determinar
20 "Show Me Going" 6 de maio de 2018 0.7/3 1.67[20] por determinar por determinar por determinar por determinar
21 "White Whale" 13 de maio de 2018 0.8/4 1.75[21] por determinar por determinar por determinar por determinar
22 "Jake & Amy" May 20, 2018 0.8/4 1.79[22] por determinar por determinar por determinar por determinar

Referências

  1. Snierson, Dan (10 de maio de 2018). «Brooklyn Nine-Nine canceled after five seasons» (em inglês). Entertainment Weekly. Consultado em 10 de maio de 2018 
  2. «NBC rescues 'Brooklyn Nine-Nine' after Fox canceled it». USA Today (em inglês). Consultado em 12 de maio de 2018 
  3. a b Porter, Rick (27 de setembro de 2017). «'Bull,' 'Voice,' 'This Is Us' adjust up, 'L&O True Crime' and 'Brooklyn Nine-Nine' down: Tuesday final ratings». TV by the Numbers. Consultado em 27 de setembro de 2017 
  4. a b Porter, Rick (4 de outubro de 2017). «'Fresh Off the Boat,' 'Voice' adjust up, 'Brooklyn Nine-Nine,' 'L&O True Crime' adjust down: Tuesday final ratings». TV by the Numbers. Consultado em 4 de outubro de 2017 
  5. a b Porter, Rick (11 de outubro de 2017). «'Voice,' 'Flash,' 'Lethal Weapon' & 'The Mick' adjust up, 'NCIS: New Orleans' down: Tuesday final ratings». TV by the Numbers. Consultado em 11 de outubro de 2017 
  6. a b Porter, Rick (18 de outubro de 2017). «'NCIS,' 'Voice' and 'This Is Us' adjust up, 'Black-ish' and 'L&O True Crime' down: Tuesday final ratings». TV by the Numbers. Consultado em 18 de outubro de 2017 
  7. a b Porter, Rick (8 de novembro de 2017). «'The Middle' adjusts up, 'The Mayor' adjusts down: Tuesday final ratings». TV by the Numbers. Consultado em 8 de novembro de 2017 
  8. a b Porter, Rick (15 de novembro de 2017). «'Fresh Off the Boat,' 'The Flash' and 'Kevin' adjust up, 'Bull' and 'L&O True Crime' adjust down: Tuesday final ratings». TV by the Numbers. Consultado em 15 de novembro de 2017 
  9. a b Porter, Rick (22 de novembro de 2017). «'Dancing With the Stars,' 'This Is Us,' all others hold: Tuesday final ratings». TV by the Numbers. Consultado em 22 de novembro de 2017 
  10. a b Porter, Rick (30 de novembro de 2017). «'The Flash,' 'This Is Us' and 'Rudolph' adjust up: Tuesday final ratings». TV by the Numbers. Consultado em 30 de novembro de 2017 
  11. a b Porter, Rick (6 de dezembro de 2017). «'Chicago Med' adjusts up: Tuesday final ratings». TV by the Numbers. Consultado em 6 de dezembro de 2017 
  12. a b c d Porter, Rick (13 de dezembro de 2017). «'The Voice,' 'Brooklyn Nine-Nine,' all others unchanged: Tuesday final ratings». TV by the Numbers. Consultado em 16 de dezembro de 2017 
  13. a b Porter, Rick (20 de março de 2018). «'Bob's Burgers,' 'NCIS: LA' and 'AFV' adjust up, 'Deception' and '60 Minutes' down: Sunday final ratings». TV by the Numbers. Consultado em 20 de março de 2018 
  14. a b Porter, Rick (27 de março de 2018). «'NCIS: LA' and 'Bob's Burgers' adjust up, 'Instinct,' 'Simpsons' and 'Deception' down: Sunday final ratings». TV by the Numbers. Consultado em 27 de março de 2018 
  15. a b Porter, Rick (3 de abril de 2018). «'Bob's Burgers' and 'Dateline' adjust up: Sunday final ratings». TV by the Numbers. Consultado em 3 de abril de 2018 
  16. a b Porter, Rick (10 de abril de 2018). «'America's Funniest Home Videos' rerun adjusts up: Sunday final ratings». TV by the Numbers. Consultado em 10 de abril de 2018 
  17. a b c d Porter, Rick (17 de abril de 2018). «'Bob's Burgers,' 'Little Big Shots' adjust up, 'Brooklyn Nine-Nine' and 'Genius Junior' down: Sunday final ratings». TV by the Numbers. Consultado em 17 de abril de 2018 
  18. a b Porter, Rick (24 de abril de 2018). «'Timeless,' 'Family Guy' and all others hold: Sunday final ratings». TV by the Numbers. Consultado em 24 de abril de 2018 
  19. a b Porter, Rick (1 de maio de 2018). «'The Simpsons' adjusts up: Sunday final ratings». TV by the Numbers. Consultado em 1 de maio de 2018 
  20. a b Porter, Rick (8 de maio de 2018). «'America's Funniest Home Videos' adjusts down: Sunday final ratings». TV by the Numbers. Consultado em 8 de maio de 2018 
  21. a b Porter, Rick (15 de maio de 2018). «'American Idol' and 'Genius Junior' finale adjust up: Sunday final ratings». TV by the Numbers. Consultado em 15 de maio de 2018 
  22. a b Porter, Rick (22 de maio de 2018). «'Bob's Burgers,' 'Family Guy' and 'Dateline' adjust down: Sunday final ratings». TV by the Numbers. Consultado em 24 de maio de 2018 
  23. «Brooklyn Nine-Nine: Season 5 - Rotten Tomatoes». Consultado em 25 de janeiro de 2019 – via www.rottentomatoes.com 
  24. «And the #glaadawards nominees are...». GLAAD. Consultado em 13 de abril de 2018. Arquivado do original em 24 de janeiro de 2018 
  25. Porter, Rick (13 de outubro de 2017). «'This Is Us' and 'The Good Doctor' score big in premiere week broadcast Live +7 ratings». TV by the Numbers. Consultado em 13 de outubro de 2017 
  26. Porter, Rick (18 de outubro de 2017). «'The Orville,' 'Once Upon a Time,' 5 more shows double in week 2 broadcast Live +7 ratings». TV by the Numbers. Consultado em 18 de outubro de 2017 
  27. Porter, Rick (13 de outubro de 2017). «'The Good Doctor' is the most-watched show on TV in week 3 broadcast Live +7 ratings». TV by the Numbers. Consultado em 25 de outubro de 2017 
  28. Porter, Rick (2 de novembro de 2017). «'Chicago PD,' 10 more shows double in week 4 broadcast Live +7 ratings». TV by the Numbers. Consultado em 2 de novembro de 2017 
  29. Porter, Rick (27 de novembro de 2017). «'This Is Us' rides high in week 7 broadcast Live +7 ratings». TV by the Numbers. Consultado em 27 de novembro de 2017 
  30. Porter, Rick (5 de dezembro de 2017). «'Jane the Virgin,' 10 other shows double in week 8 broadcast Live +7 ratings». TV by the Numbers. Consultado em 5 de dezembro de 2017 
  31. Porter, Rick (7 de dezembro de 2017). «'Chicago Med' premiere makes solid gains in week 9 broadcast Live +7 ratings». TV by the Numbers. Consultado em 7 de dezembro de 2017 
  32. Porter, Rick (16 de dezembro de 2017). «CW crossovers get another bump in week 10 broadcast Live +7 ratings». TV by the Numbers. Consultado em 16 de dezembro de 2017 
  33. Porter, Rick (21 de dezembro de 2017). «'Agents of SHIELD' gets a good bump in week 11 broadcast Live +7 ratings». TV by the Numbers. Consultado em 21 de dezembro de 2017 
  34. Porter, Rick (6 de abril de 2018). «'The Good Doctor' scores highest in week 26 broadcast Live +7 ratings». TV by the Numbers. Consultado em 6 de abril de 2018 
  35. Porter, Rick (11 de abril de 2017). «'Roseanne' premiere sets a record in week 27 broadcast Live +7 ratings». TV by the Numbers. Consultado em 11 de abril de 2018