Buliisa (distrito)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Região Oeste em azul, e o distrito de Buliisa é o número 10

Buliisa é um distrito de Uganda, localizado na Região Oeste do país. Sua principal cidade é a homônima Buliisa, que fica a aproximadamente 80 quilômetros (50 mi) de distância de Masindi, no distrito de Masindi. O distrito Buliisa foi criado em 2006 pelo parlamento de Uganda; antes disso, fazia parte do distrito Masindi.

Localização[editar | editar código-fonte]

O distrito de Buliisa faz fronteira com o distrito Nebbi a noroeste, com o distrito Nwoya a nordeste, com o distrito Masindi a leste, com o distrito Hoima ao sul, e com a República Democrática do Congo a oeste.

As coordenadas do distrito são 2° 11′ 0″ N, 31° 24′ 0″ E.[1]

Atividades econômicas[editar | editar código-fonte]

Inicialmente era um distrito essencialmente rural, e seus habitantes exerciam o pastoreio, a pesca e a agricultura de subsistência. Durante os dez primeiros anos da década de 2000, considerável quantidade de petróleo cru e depósitos de petróleo foram descobertos no distrito.[2][3]

População[editar | editar código-fonte]

De acordo com o censo de 1991, a população estimada do distrito era de 47.700 habitantes. In 2002, o censo nacional estimava a população em 63.400 pessoas, com crescimento anual populacional de 2.2%. Em 2012, a população do distrito foi estimada em 80.800[4].

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências