Buraco negro carregado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Um buraco negro carregado é um buraco negro que possui carga elétrica. Ainda que a repulsão eletromagnética em massas comprimidas e eletricamente cargadas seja dramaticamente maior que a atração gravitacional (por cerca de 40 classes de magnitude), não se espera que buracos negros com uma carga elétrica tão significativa possam se formar na natureza.

Um buraco negro carregado é um dos 3 possíveis buracos negros que poderiam existir na teoria da gravidade chamada relatividade geral. O buracos negros se caracterizam por 3 (e somente 3) tipos, que são:

Um artigo especial, matematicamente orientado, descreve a métrica de Reissner-Nordstrom para um buraco negro carregado sem rotação.

As soluções da equação de campo de Einstein para o campo gravitacional de um ponto de massa eletricamente carregado (com momento angular igual a zero) em um espaço vazio foi obtida em 1918 por Hans Reissner e Gunnar Nordstrom, não muito tempo depois, Karl Schwarzschild encontrou a métrica de Schwarzschild como solução para o ponto de massa sem carga elétrica nem momento angular.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre astronomia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.