Burn Halo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Burn Halo
Informação geral
Origem Orange County, Califórnia
País Estados Unidos
Gênero(s) Hard rock, post-grunge, metal alternativo
Período em atividade 2007 - atualmente
Integrantes James Hart
Joey Roxx
Brandon Lynn
Aaron Baylor
Dillon Ray
Página oficial http://www.myspace.com/burnhalo

Burn Halo é uma banda estado-unidense de rock de Orange County, Califórnia.

História[editar | editar código-fonte]

O início (2007)[editar | editar código-fonte]

James Stephen Hart era o vocalista e frontman da banda Eighteen Visions que acabou em abril de 2007. Após o fim da banda que tinha 10 anos de estrada, Hart redirecionou sua criatividade e talento em algo que representasse suas habilidades e ideias. Sem perder tempo, Hart fez um acordo com a Island/Def Jam e começou a trabalhar quase imediatamente com o compositor Zac Maloy no que viria a se tornar o primeiro disco do Burn Halo, que é homônimo.

Entre maio e outubro de 2007, Hart fez uma longa caminhada até Tulsa em Oklahoma para escrever com Maloy, solidificando seu objetivo sobre como a sonoridade deveria ser e focando em escrever canções que construiriam um álbum balanceado. Seu objetivo era escrever um álbum com apelo comercial mas que tivesse pegadas de Rock N' Roll clássico e uma vibe dos anos 1980, algo que ele nunca teve antes.

James Hart gravou o álbum entre outubro e novembro de 2007 com Maloy de produtor com ajuda de músicos de alto nível que incluíam o baterista do Nickelback, Daniel Adair, o baixista original do Jane's Addiction, Chris Chaney e o guitarrista Neil Tiemann que toca junto com o vencedor do American Idol, David Cook e também algumas contribuições do guitarrista solo da banda Avenged Sevenfold, Synyster Gates. No estúdio, Zac Maloy ajudou muito Hart a ter a melhor performance vocal possível quando chegou finalmente a hora de gravá-los. Como vocalista, ele pode levar a voz aonde James queria e como queria, colocando uma característica marcante na voz de Hart.

O resultado foi uma coleção dinâmica de músicas que chamam a atenção de quem ouve. James Hart descreve a faixa Save Me como a música mais pesada do álbum e o primeiro single, Dirty Little Girl, conta com a participação de Synyster Gates, guitarrista solo da banda Avenged Sevenfold. Também há uma balada no álbum, Here With Me. James Stephen Hart diz que as músicas descrevem a vida real, e que por influência da música country que segundo ele descreve bem isso, ele procurou escrever sobre situações como a perda de um amigo ou uma fase difícil na vida de algúem. Ele quis que as músicas fossem de fácil compreensão e que quem as escutasse soubesse no exato momento, a mensagem que ele queria passar.

Burn Halo & Dirty Little Girl (2008 - atualmente)[editar | editar código-fonte]

Após o álbum estar completo, no começo de 2008, a Island Records decidiu não lançar o álbum do Burn Halo, deixando Hart com o duro trabalho de achar uma nova gravadora para lançar o primeiro álbum de seu projeto que inicialmente seria carreira solo que depois veio a se tornar uma banda. O empresário do Burn Halo, Bret Bair acabou por formar sua própria gravadora, a Rawkhead Rekords em parceria com a Warner Music Group para lançar o álbum. James Hart passou o resto de 2008 inteiro procurando membros para a sua banda de turnê que no futuro ajudarão ele a escrever e gravar os próximos álbuns do Burn Halo. Com Aaron Baylor no baixo, Joey Roxx na guitarra solo, Allen Wheeler na guitarra base e Ryan Folden na bateria, a formação da banda estava completa. O Burn Halo também é endorsado pela marca de guitarras, Schecter Guitar Research e pela marca de bateria, DDrum.

Em 2008, a banda teve sua música Save Me presente no jogo de video-game WWE SmackDown vs. Raw 2009. Em dezembro do mesmo ano, mais uma música com Synyster Gates foi lançada, Anejo e o Burn Halo fez seus primeiros shows em turnê com o Avenged Sevenfold pelos Estados Unidos. O clipe oficial de Dirty Little Girl saiu no dia 25 de fevereiro de 2009 com participação de Synyster Gates e o álbum Burn Halo, auto intitulado, saiu oficialmente em 31 de março de 2009. Em pouco tempo, a banda mudou sua formação duas vezes, saindo o guitarrista Allen Wheeler e o baterista Ryan Folden para a entrada de Brandon Lynn na Guitarra Base e Timmy Russel na bateria.

Recentemente foi anunciada a saída de Timmy Russel.[1] Poucos dias depois, Dillon Ray foi anunciado como novo baterista da banda.

A banda está em turnê de estréia pelos Estados Unidos e já tocou ao lado de bandas como Avenged Sevenfold, Mudvayne, Korn, Papa Roach e The Used.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns de estúdio[editar | editar código-fonte]

Singles[editar | editar código-fonte]

Ano Música US
Main.
Álbum
2009 "Dirty Little Girl" 19[2] Burn Halo
2010 "Save Me" 36
2011 "Tear It Down" 35 Up from the Ashes

Videografia[editar | editar código-fonte]

  • Dirty Little Girl (Fevereiro de 2009) - feat. Synyster Gates (Avenged Sevenfold)
  • Tear it Down (Julho de 2011)

Integrantes[editar | editar código-fonte]

Ex-integrantes[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Saída de Timmy Russell» (em inglês). MySpace Oficial do Burn Halo. Consultado em 4 de março de 2010 
  2. «Burn Halo > Burn Halo > Charts & Awards > Billboard Singles». Allmusic. Rovi Corporation. Consultado em 7 de abril de 2011 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Burn Halo