Bustrofédon

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Exemplo de texto da Grécia Antiga escrito em Bustrofédon

O Bustrofédon (também se verificam as grafias grecizantes Bustrophedon ou Boustrophedon) é um antigo sistema de escrita, patente em manuscritos e inscrições da Antiguidade, onde a direcção da escrita, ao contrário dos modernos português e inglês (escritos da esquerda para a direita) ou árabe e hebraico (escritos da direita para a esquerda), alternava consoante as linhas. Os caracteres usados também eram espelhados nas linhas que corriam para a esquerda.

O nome deriva da palavra grega βουστροφηδόν, de βους («bous», boi) e στροφή («strophé», virar; cf. estrofe) e o sufixo adverbial -δόν, significando "como um" ou "ao modo de", pois este tipo de escrita recorda os trilhos abertos por um boi atrelado a um arado a trabalhar nas terras agrícolas, que ao chegar ao fim de um campo dá meia-volta e regressa para trás[1][2].

O alfabeto grego primitivamente usava este tipo de escrita[3] (nos tempos micénicos), e assim também o alfabeto etrusco.

Referências

  1. Sampaio, Adovaldo Fernandes (2009). Letras e memória: uma breve história da escrita. São Paulo: Ateliê Editorial 
  2. βοῦς, στροφή, βουστροφηδόν. Liddell, Henry George; Scott, Robert; A Greek–English Lexicon no Perseus Project.
  3. Threatte, Leslie. The grammar of Attic inscriptions (em inglês). [S.l.]: W. de Gruyter. pp. 54–55. ISBN 3-11-007344-7 
Ícone de esboço Este artigo sobre linguística ou um linguista é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.