Cátedra Beyer de Matemática Aplicada

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Cátedra Beyer de Matemática Aplicada (em inglês: Beyer Chair of Applied Mathematics) é um posto de professor do Departamento de Matemática da Universidade de Manchester, Inglaterra. Foi uma doação do engenheiro Charles Beyer, um benemérito da universidade.

O primeiro a ocupá-la, em 1881, foi Arthur Schuster, que permaneceu no posto até 1888. Após sua retirada assumiu Horace Lamb, que havia sido indicado em 1885, permanecendo no cargo até aposentar-se em 1920. Nesta ocasião uma outra cátedra já existente, de Matemática e Filosofia Natural, para a qual Sydney Chapman foi indicado em 1919, foi renomeada Beyer Professorship of Mathematics and Natural Philosophy. Após a renúncia de Chapman, o título antigo foi aplicado à cadeira de matemática aplicada. A cátedra permaneceu sem ocupante entre 1937 e 1945.

A cátedra sempre foi considerada de grande prestígio, sendo por exemplo seus atuais titulares já aposentados eleitos membros da Royal Society, honraria concedida a uma minoria de professores de matemática do Reino Unido. Horace Lamb, Sydney Chapman, Edward Arthur Milne e Sydney Goldstein receberam o Prêmio Smith.

As outras cátedras de matemática dotadas da Universidade de Manchester são:

Catedráticos Beyer[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Fischer, Charlotte Froese. «Reminiscences at the end of the Century» (PDF) (em inglês). Molecular Physics. Consultado em 22 de julho de 2016. Arquivado do original (PDF) em 2 de julho de 2010