Coleus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Cóleus)
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Se procura o género de plantas da família Lamiaceae, veja Plectranthus.
Disambig grey.svg Nota: Se procura a planta ornamental de interior, veja Solenostemon scutellarioides.
Disambig grey.svg Nota: Se procura a planta tropical perene conhecida por coleus-da-índia, veja Plectranthus barbatus.
Coleus híbrido.

Coleus (ou cóleus) é a designação comercial e o nome comum de um conjunto de espécies da família Lamiaceae utilizadas como plantas ornamentais. A designação correspondia ao nome genérico do antigo género Coleus Lour., 1790, um género da família Lamiaceae que as classificações mais recentes não reconhecem como válido.

Sinonímia[editar | editar código-fonte]

As espécies que eram incluídas em Coleus foram repartidas pelos géneros Plectranthus e Solenostemon.[1][2] Dado que a espécie tipo do antigo género Coleus, Coleus amboinicus (hoje Plectranthus amboinicus) foi colocada no género Plectranthus, Coleus é presentemente considerado um sinónimo taxonómico de Plectranthus.

O termo "coleus" (ou "cóleus") é actualmente frequentemente utilizado como um nome comum para algumas das espécies anteriormente integradas no extinto género Coleus que são cultivadas e comercializadas como plantas ornamentais, particularmente Coleus blumei (hoje Plectranthus scutellarioides), espécie muito popular pela sua folhagem brilhantemente colorida.

A lista que se segue apresenta a equivalência entre os nomes científicos tradicionalmente utilizados e a corrente estruturação do género Plectranthus:

Referências[editar | editar código-fonte]

Galeria[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Coleus