Solenostemon scutellarioides

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Plectranthus scutellarioides)
Como ler uma infocaixa de taxonomiaSolenostemon scutellarioides
cóleus, coleus
Solenostemon scutellarioides
Solenostemon scutellarioides
Classificação científica
Reino: Plantae
Filo: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Lamiales
Família: Lamiaceae
Género: Solenostemon
Espécie: S. scutellarioides
Nome binomial
Solenostemon scutellarioides
(L.) Codd, 1975
Wikispecies
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Solenostemon scutellarioides

Solenostemon scutellarioides, conhecido pelo nome comum de cóleus ou coleus, é uma espécie de planta perene ornamental da família das lamiáceas originária do Sudeste Asiático (Java e Malásia), é conhecido também como cóleo e coração-magoado. O nome popular na Galiza é portuguesa, devido às cores das folhas, que lembram a bandeira de Portugal.

Descrição[editar | editar código-fonte]

Ele originou-se da hibridização entre espécies do gênero Solenostemon, como S. laciniatus e S. bicolor. Suas folhas podem apresentar diversas cores e combinações principalmente verde, roxo e amarelo. É interessante observar que as cores das folhas podem formar "degradê" (contraste brusco). As flores azuladas surgem em inflorescências do tipo espiga, acima da folhagem, em qualquer época do ano e têm importância ornamental secundária.

O cóleus são muito fáceis de se propagar por meio de estacas, podendo atingir em torno de 40 a 90 cm de altura. Ele gosta de sombra parcial, mas pode ficar um pouco de luz solar direta, pois é intolerante ao frio.

História[editar | editar código-fonte]

Cerca de 1700, a planta foi importada para a Sierra Mazateca, Oaxaca de Juárez, onde para os mazatecas serviram como um substituto em lugar de Salvia divinorum em rituais xamânicos, pois essa planta tem propriedades psicoativas, e passou a chamá-la de El niño ("o menino") e El ahijado ("o afilhado") .

Sinonímia (taxonomia)[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Solenostemon scutellarioides

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre a ordem Lamiales, integrado no Projeto Plantas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.