Córtex motor

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

O Córtex motor é uma área anterior ao sulco central do cérebro, ocupando o terço anterior dos lobos frontais, está o córtex motor. Localizado posteriormente ao sulco central se encontra o córtex somatossensorial, que envia sinais ao córtex motor para que o controle das atividades motoras possa ser exercido. O córtex motor se subdivide em três áreas, cada uma tendo sua representação de grupos musculares e funções motoras específicas do corpo: córtex motor primário, córtex pré-motor e a área motora suplementar.

Córtex motor primário[editar | editar código-fonte]

Localizado na primeira convolução dos lobos frontais, anterior ao sulco central. Se inicia na fissura silviana e se espalha superiormente para a região cerebral, onde se dobra para dentro da fissura longitudinal. As áreas correspondentes:

  • face e ovulo: perto da fissura silviana;
  • braços e mãos: porções médias do córtex motor primário;
  • tronco: perto do ápice cerebral;
  • pernas e pés: parte do córtex motor que se dobra para dentro da fissura longitudinal.

Mais da metade do córtex motor primário está relacionado com o controle das mãos e músculos da fala, com uma representação mais específica para esses músculos.

Área pré-motora[editar | editar código-fonte]

Situa-se anterior ao córtex motor primário, projetando-se 2 cm em direção anterior. Se estende inferiormente para o interior da fissura silviana e superiormente para o interior da fissura longitudinal, onde faz limite com a área motora suplementar. A organização topográfica é grosseiramente igual ao córtex motor primário. Os sinais nervoso gerados na área pré-motora causam padrões de movimento envolvendo grupos musculares que executam funções específicas (posicionar ombros e braços), sendo os sinais enviados para o córtex motor primário para excitar grupos musculares múltiplos ou para os núcleos da base, de onde via tálamo são enviados de volta ao córtex cerebral primário.

Área motora suplementar[editar | editar código-fonte]

Localizada superior à área pré-motora, situando-se sobre o sulco longitudinal, classificação área 6 de Brodmann. Quando as contrações são obtidas, são freqüentemente bilaterais, em vez de unilaterais. Esta área funciona em conjunto com a área pré-motora para provocar movimentos posturais.

= Algumas áreas especializadas de controle motor[editar | editar código-fonte]

- Área de Boca e a Fala;

- Campo dos Movimentos Oculares “voluntários”;

- Área de Rotação da Cabeça;

- Área para as Habilidades Manuais.