C-MET

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

c-Met (MET ou MNNG HOS gene transformante) é um proto-oncogene que codifica uma proteína conhecida como receptor do fator de crescimento de hepatócito (HGFR, do inglês hepatocyte growth factor receptor).[1] [2] O receptor do fator de crescimento de hepatócito possui atividade tirosina-quinase.[3] Uma proteína primária precursora de cadeia única é clivada após a tradução, produzindo as subunidades alfa e beta, que se ligam por uma ponte dissulfeto, formando um receptor maduro.

MET é um receptor de membrana essencial para o desenvolvimento embrionário e para a cicatrização de feridas. O fator de crescimento de hepatócito (HGF) é o único ligante conhecido do receptor MET, que é expresso, normalmente, por células de origem epitelial, enquanto a expressão do HGF é restrita às células de origem mesenquimal. Com a estimulação do HGF, MET induz inúmeras respostas biológicas que, em conjunto, ocasionam um programa conhecido como crescimento invasivo.

A ativação anormal de MET no câncer pode ser correlacionada a um mau prognóstico, no qual a ativação aberrante de MET dispara o crescimento tumoral, a formações de novos vasos sanguíneos (angiogênese), que fornece nutrientes ao tumor, e o espalhamento do câncer para outros órgãos (metástase). O MET está desregulado em muitos tipos de doenças malignas humanas, incluindo o câncer de riom, fígado, estômago, mama e cérebro. Normalmente, apenas células-tronco e células progenitoras expressam MET, o que permite essas células crescerem de modo invasivo a fim de gerar novos tecidos em um embrião ou regenerar tecidos danificados em um adulto. Contudo, acredita-se que células-tronco tumorais tirem a capacidade das células-tronco normais de expressarem MET e, portanto, tornam-se a causa da permanência e da extensão da doença para outras partes do corpo.

Várias mutações no gene MET estão associadas ao carcinoma de papila renal.[4]

Referências

  1. Bottaro DP, Rubin JS, Faletto DL, Chan AM, Kmiecik TE, Vande Woude GF, Aaronson SA (1991). «Identification of the hepatocyte growth factor receptor as the met proto-oncogene product». Science [S.l.: s.n.] 251 (4995): 802–4. doi:10.1126/science.1846706. PMID 1846706. 
  2. Galland F, Stefanova M, Lafage M, Birnbaum D (1992). «Localization of the 5' end of the MCF2 oncogene to human chromosome 15q15----q23». Cytogenet. Cell Genet. [S.l.: s.n.] 60 (2): 114–6. doi:10.1159/000133316. PMID 1611909. 
  3. Cooper CS (1992). «The met oncogene: from detection by transfection to transmembrane receptor for hepatocyte growth factor». Oncogene [S.l.: s.n.] 7 (1): 3–7. PMID 1531516. 
  4. «Entrez Gene: MET met proto-oncogene (hepatocyte growth factor receptor)».