CD-R

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Um CD-R.

Um Compact Disc Recordable (sigla CD-R), em português disco compacto gravável, é um disco fino (1,2 mm) de policarbonato usado principalmente para gravar músicas ou dados. Mas em vez do alumínio usado nos CDs comuns (chamados de “prensados”) para guardar os dados, os CD-Rs usam uma camada especial de corante para permitir a gravação de dados num drive comum de CD-R.

Uma categoria especial de leitores de CD-ROM pode gravar dados em CD-Rs; eles geralmente são chamados de CD-R drives, ou simplesmente gravadores de CD. Durante o processo de gravação, o laser do gravador de CD cria na superfície lisa do corante orgânico do CD-R micro depressões análogas às dos CDs prensados, criadas pelo feixe laser, que serão lidas como bits de informação pelos aparelhos leitores de CD. Ao contrário dos CDs regraváveis (CD-RW), os CD-Rs podem ser gravados apenas uma única vez.

Gravador de CD.

Na grande maioria das vezes, todas as formas de dados digitais que podem ser gravados num CD prensado, assim como a grande maioria dos aparelhos leitores de CD feitos durante os anos 1990, suportam os CD-Rs sem maiores problemas.

Em países como o Brasil, o CD-R é, nas metrópoles, a mídia de gravação mais comum de ser encontrada, substituindo o espaço que já foi um dia das fitas cassete e dos disquetes de 1,44 MB.

Existem estudos acerca da duração total do tempo de vida dos CD-Rs, mas eles não são concordantes no número de anos. O que é certo é que os CD-Rs vão se degradando ao longo do tempo, principalmente se a camada inferior (que mostra o corante) for exposta aos raios solares, porque essa camada de corante é sensível à radiação solar. A sensibilidade depende do corante usado no CD-R.

Camadas físicas de um CD-R[editar | editar código-fonte]

Assim como o CD comum, o CD-R contém quatro camadas, porém de composições diferentes:

  • Camada adesiva - é a que contém o rótulo do disco.
  • Camada de gravação - é a que contém os dados (informações) do disco (faixas de áudio, trilha de dados, etc.). É composta de cianina ou ftalocianina, substâncias metálicas predominantemente azuis com propriedades eletromagnéticas.
  • Camada reflexiva - é composta de um material reflexivo metálico, com ligas de ouro 24K ou prata.
  • Camada plástica - é composta de policarbonato.

Cor dos CD-Rs[editar | editar código-fonte]

Há diversas cores de mídias disponíveis, de acordo com o material usado na fabricação dos discos:

  • Azul - composta de corantes azoicos e camada reflexiva à base de prata.
  • Dourada - compostas de ftalocianina e camada reflexiva contendo ligas de ouro 24K.
  • Prateada - também feitas de ftalocianina com prata.
  • Verde - pode ser tanto de cianina quanto de ftalocianina, e camada reflexiva contendo ligas de prata.

Ver também[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre CD-R