Caché

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Se procura pelo filme de mesmo nome, veja Caché (filme).

Caché é um sistema de gerenciamento de banco de dados proprietário, produzido pela InterSystems, baseado na Tecnologia M.

A empresa descreve o banco como pós-relacional, com as seguintes caracteristicas:

  • oferece uma visão relacional e orientada a objetos dos mesmos dados, sem necessidade de mapeamentos ou redundância.
  • a arquitetura unificada do Caché suporta aplicativos orientados a objeto e relacionais utilizando SQL ANSI.
  • O Caché permite rápido desenvolvimento de aplicações Web, processamento transacional de alta performance, escalabilidade maciça, e consultas em tempo real de dados transacionais, além de baixíssimas necessidades de manutenção

Caché suporta diversas linguagem de programação, entre elas ObjectScript[1], um superconjunto funcional da linguagem M (Padrão ANSI para a linguagem MUMPS). Por motivos de mercado, a empresa prefere manter o produto Caché afastado desse nome. Os principais clientes de Caché são hospitais e financeiras.

Na prática, Caché é a evolução a longo prazo da tecnologia M. Seu desempenho é considerado por muitos[quem?] superior ao de SGDBRs tradicionais.

A visão pós-relacional de Caché também pode ser vista como uma visão pré-relacional e atualmente seria melhor descrita como uma visão não-relacional já que internamente Caché guarda seus dados em matrizes multi-dimensionais[2] capazes de carregar dados estruturados hierarquicamente. Curiosamente, a tecnologia adequada para modelo de dados hierárquico (Modelo hierárquico) sobreviveu tanto ao domínio de mercado do modelo relacional, quanto ao crescente uso de aplicações baseadas em bancos de dados NOSQL.[carece de fontes?]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre informática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.