Caladium

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaCaladium
Caladium bicolor
Caladium bicolor
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Liliopsida
Ordem: Alismatales
Família: Araceae
Género: Caladium
Distribuição geográfica
A distribuição do gênero de planta Caladium
A distribuição do gênero de planta Caladium
Espécies
Ver texto.

Caladium é um género botânico da família das aráceas.

São plantas encontradas no Brasil e nas áreas vizinhas da América do Sul e América Central.

Crescem em áreas abertas de florestas e a beira de riachos e apresentam dormência durante as épocas secas. As plantas selvagens crescem entre 40 e 90 cm e, as folhas entre 15 e 45 cm.

Pela beleza de suas folhas coloridas são usadas extensivamente como plantas ornamentais.

Cultivo e usos[editar | editar código-fonte]

Várias espécies são cultivadas como plantas ornamentais por suas grandes folhas em forma de ponta de seta, marcadas em padrões variados em branco, rosa e vermelho (um pouco parecido com o coleus, mas não relacionado) e são cultivadas na Europa desde o final do século XVIII. As duas formas mais amplamente cultivadas são chamadas de "folhas de fantasia" e "lance de folhas". O primeiro é o mais comumente visto e é o tradicional caladium de cultivo; as folhas são mais em forma de coração. O último tem mais folhas em forma de lança. A maioria dos Caladiums em cultivo cresce até cerca de 60 cm de altura e 60 cm de largura, embora as variedades anãs estejam agora em cultivo.

Numerosos cultivares foram selecionados, a maioria deles derivados da C. bicolor. Muitos são vendidos como C. × hortulanem, sinônimo de C. bicolor.[1][2] As variedades em forma de lança são também derivadas da C. schomburgkii.

Caladiums crescem de tubérculos e podem ser propagados dividindo-os. Durante a estação de crescimento, eles exigem rega moderada (mantendo a terra úmida, não encharcada). A maioria das variedades prefere sombra parcial a, embora variedades resistentes ao sol estejam agora em cultivo. Aproximadamente 98% de todos os "bulbos" de caládio são produzidos em Lake Placid, Flórida, nos Estados Unidos. Nos últimos anos, muitas variedades novas tornaram-se disponíveis através da criação de animais e agora são amplamente resistentes a doenças. A maior parte da produção de "bulbos" é vendida a produtores de vasos, que, por sua vez, fornecem aos viveiros locais caladiums envasados prontos para o plantio imediato.

Todas as partes da planta são venenosas. Eles não devem ser ingeridos e podem irritar peles sensíveis. Mônaco Nature Encyclopedia - Texto em inglês

Galeria[editar | editar código-fonte]

Espécies[editar | editar código-fonte]

É importante registrar que há tempos são feitas hibridizações para conseguir novos formatos e colorações. A propósito há inúmeras matérias pela Internet. (Sobre a hibridização. Embora tenham aparência e características semelhantes, o caladium se distinguem da Alocasia

Ícone de esboço Este artigo sobre monocotiledóneas, integrado no Projeto Plantas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Páginas externas[editar | editar código-fonte]

Sobre o cultivo: https://www.fazfacil.com.br/jardim/tinhorao-caladio-caladium/


Sobre as variedades: https://ao.olinfoxfarms.com/3945-caladium-varieties-and-variations.html

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «Caladium, Angel Wings, Fancy-Leafed Caladium, Heart of Jesus 'Noids, Mixed Hybrids'» (em inglês). Dave's Garden. Consultado em 13 de maio de 2019 
  2. «#720 Caladium bicolor» (em inglês). Floridata. Consultado em 13 de maio de 2019